M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O seu maior sonho é ser dono de um carro voador, mas as companhias que os estão a desenvolver ou a construir estão muito atrasadas em tornar estes veículos uma visão comum nos céus das cidades. Se quer mesmo ter um carro voador, o melhor mesmo é construir o seu próprio. Se parece difícil, vale a pena lembrar que este inventor filipino também queria um, já o mostrou ao mundo, e agora quer produzi-lo em série.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Kyxz Mendiola já foi dançarino e campeão do mundo de dança hip-hop, quando era membro do grupo Philippine Allstars. Depois de parar de dançar, passou a interessar-se por máquinas, como câmaras de filmar. Mas o que Kyxz realmente queria era ter um carro voador, e a sua nova proficiência mecânica permitiu-lhe conceber e construir o seu próprio veículo, a que chamou Koncepto Milenya. Este usa o modelo “multicóptero”, com 16 hélices semelhante às que podem ser encontradas em drones comerciais.

A parte mais complicada do projeto foi poupar os fundos necessários para comprar as seis baterias de lítio necessárias para fazer o Milenya levantar voo. Com estas características, e tendo em conta que é uma produção caseira, é capaz de elevar-se seis metros no ar, voando a uma velocidade máxima de 60 km/h. A sua primeira viagem durou apenas 10 minutos, o que em princípio deve chegar para ir da sua casa para o centro de Manila, capital das Filipinas. É que o trânsito é tão complicado que, a voar, demoraria apenas cinco minutos a fazer um trajeto que normalmente necessita de uma hora.

Kyxz não tem muita dificuldade em operar o seu carro voador, usando um controlador de drone normal. Por isso, isso não será o maior obstáculo para a transformação deste protótipo num veículo voador que pode ser comprado por qualquer pessoa. Para passar o Koncepto Milenya para a produção, já tem o apoio técnico de uma firma australiana especializada em veículos ecológicos, a Star8, que pretende vender o veículo em vários países da orla do Pacífico.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.