Portugal é o quinto país da Europa com estradas com mais qualidade, refere o mais recente relatório do Fórum Económico Mundial. A Suíça lidera esta lista.

Portugal tem das melhores estradas da Europa. A conclusão é do Fórum Económico Mundial, que divulgou os resultados de um estudo que efetuou sobre a qualidade da rede rodoviária de cada país europeu. No primeiro lugar deste ranking está a Suíça, com 6,3 pontos em 7 possíveis, ombreando com as referencias mundiais no que respeita a qualidade dos eixos rodoviários principais, Emiratos Árabes Unidos e Singapura.

Atrás da Suíça aparece a Holanda, num destacado segundo lugar. O terceiro posto da lista pertence à França. Fora do pódio, mais muitíssimo bem classificadas, tendo em conta a média europeia, estão a Áustria e Portugal, que ocupam quarto e quinto lugares, respetivamente.

Mais lisonjeiro foi o relatório divulgado pela Comissão Europeia em março deste ano, que refere Portugal como o segundo estado-membro da União Europeia (UE) com estradas com mais qualidade, merecendo a avaliação de 6,05 pontos (numa escala de 1 a 7), apenas atrás da Holanda (6,18 pontos), e à frente da França, que completa o pódio (5,96 pontos).

E as piores estradas onde estão?

Segundo este mesmo relatório da Comissão Europeia, os países com estradas com pior qualidade são a Roménia (2,96 pontos) e Malta (3,24), fixando-se a média da União Europeia nos 4,78 pontos.

Já o estudo comparativo realizado pelo Fórum Económico Mundial coloca Ucrânia na cauda da Europa, na posição 130, com uma pontuação de 2,4 (em 7 possíveis). A justificar o mau estado geral das estradas naquele país, a enorme amplitude térmica ao longo de um ano, com meses de verão muito quentes e invernos rigorosos com neve, a contribuir para acelerar a degradação das infraestruturas. Das 169.441 estradas analisadas na Ucrânia, 71.552 estão em mau estado.

Nesta lista, o segundo país de Europa com piores estradas é a Moldávia, seguido da Roménia, Rússia e Bósnia e Herzegovina, a fechar o Top5.