As marcas automóveis são particularmente protetoras dos seus símbolos e denominações, havendo algumas que levam essa medida aos extremos. É o caso da Ferrari, que depois de ter entrado em ‘guerra’ no passado com o músico deadmau5 pela decoração do seu 458 Italia com grafismo do Nyan Cat, volta a ser notícia também pela aparente irritação para com o estilista Philipp Plein.

Tendo uma marca própria, Plein decidiu partilhar uma imagem dos seus novos sapatos junto ao seu próprio Ferrari, um 812 Superfast, mas a ideia não foi bem colhida pela marca de Maranello, cujos advogados enviaram uma carta a pedir que apagasse a sua publicação na rede social Instagram, num debate que dividiu opinião.

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Através da publicação do próprio Philipp Plein no Instagram (abaixo), é possível ler uma parte da missiva enviada pelos responsáveis da Ferrari, com o autor da imagem, que se confessa “desapontado e enojado” pela atitude da marca. Plein confessa ser um apaixonado por carros e “especialmente pela Ferrari”, tendo comprado o seu primeiro carro “há dez anos e recentemente um para a minha mãe como prenda pelo seu aniversário”. O estilista escreve que “é absolutamente ridículo que um bom cliente receba uma carta desta de uma companhia como a Ferrari”, acrescentando que assim vão “perder clientes”.

Os sapatos da discórdia

Na carta que enviou para Philipp Plein, os advogados da Ferrari acusam o estilista de apropriação indevida da marca Ferrari para a promoção dos seus artigos, mas também estabelece uma nota de condenação pela forma como os seus modelos são usados nessas mesmas promoções.

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“Nestas imagens, as marcas registadas da Ferrari são usadas outra vez para fins promocionais da sua marca e produtos, apropriando-se inadequadamente da boa publicidade a eles inerentes. O seu comportamento, no entanto, é ainda mais danoso e sério neste caso”, lê-se na carta também partilhada no Instagram, descrevendo em seguida o ponto da discórdia da Ferrari em relação às atividades de Plein.

“As marcas registadas e modelos de carros da Ferrari são associados nas suas imagens a um estilo de vida totalmente inconsistente com a perceção da marca Ferrari, em conjunção a modelos a efetuarem insinuações sexuais e utilizando os carros da Ferrari como adereços de uma forma que, por si só, é de mau gosto. Esse comportamento mancha a reputação da marca Ferrari e causa danos materiais suplementares”, lê-se ainda.

Esta última parte estará relacionada com o contrato de exclusividade que a Ferrari detém com a Puma para o fabrico de calçado: “Os licenciados selecionados pela Ferrari estão autorizados exclusivamente a usar as marcas registadas da Ferrari para produzirem e promoverem linhas de calçado com marca Ferrari”.