Porsche 356 Speedster guardado desde o final dos anos 90 está à venda

11/05/2020

Certamente que nos tempos novos que atravessamos, muitos clássicos estão confinados às suas garagens, à espera de melhores dias para que possam ir “esticar” os motores com os seus donos. Para quem ainda não tem um clássico, a Gooding & Company está a vender este fantástico Porsche 356 Speedster de 1955, que necessita apenas de algum trabalho mecânico, visto não andar desde do final dos anos 90.

O Porsche 356 Speedster nasceu da vontade de Max Hoffman, importador da marca germânica na época para os EUA, de ter um 356 mais leve e com um maior prazer de condução, para rivalizar com os pequenos desportivos britânicos. O 356 Speedster tem um para-brisas pequeno e leve, que podia ser facilmente retirado para competir ao fim de semana, uma capota muito simples e que não é de todo resistente à água nem ao vento, o painel de instrumentos tem apenas o velocímetro, temperatura do motor e nível de combustível, podendo vir com mais instrumentos, caso fosse encomendado e até rollbar traziam, para assim poderem ser utilizados em provas.

Este exemplar é um dos raros Speedster referentes à geração Pre-A, com somente 1.234 exemplares construídos de 1954 a 1955, pois, segundo a Porsche, estes primeiros Speedster foram produzidos somente como experiência do mercado. Este 356 Speedster foi vendido novo em Nova Iorque, através do concessionário Hoffman Motors. Foi para a Califórnia, onde passou grande parte do seu tempo, mais propriamente para Long Beach, onde residia o seu primeiro proprietário, Robert A. Holm, que desde 1965, guardou todos os documentos de serviços efectuados no automóvel e que seguem com a venda.

Em 1969, foi vendido ao seu segundo proprietário, um coleccionador de Orange County, que o manteve até falecer. O actual proprietário está a vendê-lo tal como foi encontrado na garagem, não andando na estrada há cerca de 30 anos.

Este 356 Speedster mantém a sua cor branca original, assim como o interior vermelho, mas o seu motor original de 1.300cc foi substituído, algures na sua vida, por um mais potente de 1.600cc, proveniente de um 356 SC, mantendo os quatro cilindros boxer, mas aumentando a potência dos 44 para os 95cv. Não tem preço de venda, pois o proprietário quer que seja feita uma oferta.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.