Com o ‘drift’ mais longo alguma vez realizado por um veículo elétrico, o Porsche Taycan garantiu um lugar no grande livro dos recordes.

42 quilómetros a andar de lado! Foi esta a distância percorrida pelo Porsche Taycan depois de realizadas 210 voltas completas à pista alagada do centro de testes do construtor alemão, sempre em modo ‘drift’.

No círculo com 200 metros de comprimento, que é um dos circuitos de teste do complexo de desenvolvimento da marca em Hockenheim, o instrutor da Porsche, Dennis Retera, acelerou sem parar durante 55 minutos, o que lhe valeu o recorde para o mais longo ‘drift’ contínuo realizado por um automóvel elétrico.

Para a façanha, a marca recorreu a exemplar do Taycan construído para o mercado chinês, com tração traseira, sem especificar que a versão. O desportivo elétrico da Porsche nesta definição está disponível na configuração de único motor com 402 ou 469 CV de potência e uma bateria com 79.2 ou 93.4 kWh de capacidade.

Com mais ou menos potência à disposição, o desafio maior parece ter sido manter o foco. Retera não escondeu que foi “muito cansativo tentar manter a concentração durante 210 voltas”, especialmente quando a pista alagada do circuito de drift não tem sempre os mesmos níveis de aderência. “Eu dediquei-me a controlar o drift com o volante – é mais eficaz do que usar o acelerador e reduz o risco de fazer um pião”, explicou.

A marca da Porsche foi validade por um representante do Guinness Book e por Denise Ritzmann, observadora independente que também é campeã de drift nos anos de 2018 e 2019.