O tema do primeiro SUV da Ferrari ainda está longe de se encontrar esgotado, especialmente sabendo-se que o Purosangue deverá ser apresentado em breve, naquela que alguns indefetíveis da marca italiana consideram uma afronta à história da Ferrari. No entanto, um proprietário de um 308 GT4 decidiu converter o seu automóvel numa unidade pronta para enfrentar um rali Safari, pelo que este é um dos casos em que se pode chamar de SUV…

A unidade das imagens acaba por ser única e estará à disposição de um novo comprador, uma vez que Ferrari 308 GT4 será proposta no leilão online ‘Driving into Summer’, organizado pela conceituada casa leiloeira RM Sotheby’s até ao final do mês de maio.

A história deste modelo tão peculiar é curta, beneficiando de muitos anos de vida na solarenga Califórnia. De acordo com o especialista na marca, citado pela RM Sotheby’s, o 308 GT4 com o chassis número 10572 foi terminado em abril de 1975 na cor Rosso Chiaro e com revestimentos interiores em couro preto. Além disso, destacava-se por ter equipamentos de luxo como os vidros elétricos, ar condicionado ou uma área de arrumação atrás dos bancos dianteiros em vez de um banco de reduzidas dimensões. O carro foi entregue, então, à Modern Classic Motors, em Reno, no Nevada.

Mas a outra ‘vida’ deste Ferrari começa em 2018, quando um entusiasta da zona de São Francisco encomenda uma revisão completa à mecânica deste carro, mudando componentes como a correia de distribuição, o alternador, filtros ou velas de ignição. Motor e caixa de velocidades são as de origem, porém. A decoração exterior inspirada no 512 BBi – vermelho e preto – também foi aplicada.

No total, os trabalhos efetuados na mecânica custaram cerca de 26 mil dólares, mas nestes contam-se também os de transformação num 308 GT4 Safari. Disso são exemplo a suspensão mais elevada com componentes mais longos usados pelo 308 GTB, um para-choques dianteiro em aço e traseiro rendilhado, a que se juntam ainda os guarda-lamas das rodas em fibra de vidro ou a grelha de faróis da Hella. Na lista de componentes integram-se ainda as jantes Corsa Velocita de 15 polegadas com pneus Michelin XWX para pisos fora do asfalto e o sistema de comunicação de curta distância com antena específica.

No interior, os bancos foram novamente revestidos com couro preto, mas com outros elementos especiais como os pedais em alumínio, cintos de segurança de quatro pontos, extintor e cintas de couro para as bagagens.

A RM Sotheby’s espera obter um valor entre os 70 e os 90 mil dólares, num leilão que irá decorrer até ao dia 28 de maio.

Fotos cedidas por Juan Martinez/RM Sotheby’s.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.