Há mais de duas décadas que o mercado automóvel nacional é liderado pela Renault, com o ano de 2018 a ser o 21º consecutivo em que a marca gaulesa liderou a tabela de vendas de veículos de passageiros e de comerciais ligeiros. Além de ser a marca mais vendida em Portugal, a Renault tem também o modelo mais vendido em solo nacional, neste caso, o Clio.

Após vários anos de crescimento acentuado após a crise, o mercado automóvel nacional teve um ano de 2018 de consolidação e equilíbrio, com um aumento de 2,7% face a 2017. Em números, venderam-se 267.000 unidades (sem contar com os pesados), sendo que, desses, a Renault vendeu 39.616 unidades (entre passageiros e comerciais ligeiros), a que correspondeu uma quota de mercado de 14,80%, naquele que foi o melhor resultado dos últimos 15 anos.

No mercado de veículos de passageiros, a Renault teve um total de 31.215 automóveis vendidos, correspondentes a uma quota de mercado de 13,7%, enquanto no mercado de Comerciais Ligeiros, as vendas de 8401 unidades corresponderam a uma quota recorde de 21,4%.

Pelo sexto ano consecutivo, o Clio foi o modelo líder de vendas em Portugal, com um total de 3592 unidades vendidas, sendo, desde o lançamento da derradeira geração em 2013, o automóvel mais vendido em Portugal, embora o Captur (6189 unidades) e o Mégane (5795) também tenham contribuído de forma decisiva para mais um bom resultado da Renault em solo luso.

Para a marca Renault o ano de 2019 marcará o início da renovação do ciclo de modelos. Um ciclo que se iniciou no final de 2012 com a comercialização da quarta geração do Clio, modelo que será renovado muito em breve numa geração completamente nova.

Dacia com o segundo melhor resultado de sempre

Apesar de alguns constrangimentos de produção, a Dacia teve, em 2018, outro ano de acolhimento positivo em Portugal. Com 6849 unidades vendidas (6508 automóveis de passageiros e 341 comerciais ligeiros), a Dacia igualou a quota de mercado recorde alcançada em 2017 de 2,6%, posicionando-se como a 13ª marca no ranking das mais vendidas em Portugal.

Mas também para o Grupo Renault foi um ano de resultados de destaque, uma vez que as 46.479 unidades vendidas das marcas Renault e Dacia (combinando veículos de passageiros e comerciais ligeiros), bem como a Alpine, corresponderam a uma quota de mercado de 17,4%. O valor mais alto registado desde 1989 (o segundo ano de mercado aberto, depois de vários anos de contingentação).

Cada vez mais ligados à tomada

Em 2018, os automóveis 100% elétricos ganharam ainda mais adeptos entre os portugueses, com o mercado 100% elétrico a ter um acumulado de 4330 unidades, ou seja, 1,6% do parque novo matriculado em 2018, entre passageiros e comerciais. A Renault vendeu 1488 unidades elétricas, equivalente a um crescimento de 73% nas vendas e quota de mercado de 34,4%. A título de curiosidade, o ZOE foi o quarto modelo mais vendido dentro da gama de passageiros da marca Renault, com um total de 1305 unidades.

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