Poupados na primeira leva de medidas anunciadas há uma semana pelo Governo de António Costa, os concessionários de automóveis e de outros veículos, como velocípedes e motociclos, estão obrigados a encerrar a partir de hoje. Também os centros de inspeção técnica de veículos fecham portas, embora tenham uma exceção para quem faça marcação prévia.

Num cenário em que o aumento de casos de Covid-19 obriga a apertar as restrições, os concessionários de automóveis passam também a obedecer à ordem para fechar as suas portas, respeitando dessa forma o mais recente Decreto publicado no Diário da República, a exemplo do que sucede com as escolas, creches e ATL, cujo encerramento também foi decretado ontem.

Para o setor automóvel, que já sofreu bastante com o período de encerramento na primeira vaga da pandemia, esta medida poderá vir a colocar em risco a noção de recuperação nas vendas, embora a grande maioria das marcas automóveis conte já com processos de venda pela Internet bastante avançados.

De igual forma, os centros de inspeção periódica de veículos automóveis (IPO) também fecham encerram, podendo funcionar apenas por marcação prévia, o mesmo sucedendo com os centros de exame para licenças de condução.