Linguagem moderna ou apenas uma forma de expressão inconsequente? A moda dos ‘emojis’ parece que veio para ficar, juntamente com a dos smartphones e há quem queira capitalizar com essa tendência, como é o caso deste aparelho que está numa plataforma de recolha de fundos e que é apresentado como o “primeiro dispositivo do mundo de ‘emojis’ comandado por voz”.

A ideia é de Ilia Pashko, residente em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, e é, muito simplesmente, um ecrã de díodos LED que se cola por ventosas no óculo traseiro do veículo e que consegue transmitir uma mensagem para os automobilistas que circulem atrás. O ‘Mojipic’ tem uma dimensão de 140x153x27 mm, sendo ativado depois, ou por aplicação Android ou iOs, ou por voz.

Outra possibilidade é a de o próprio mensageiro escrever uma mensagem ou desenho no smartphone para que seja replicada, depois, no óculo traseiro, podendo exprimir por exemplo o seu amor clubístico ou irritação pela proximidade de outro condutor. No entanto, para que não tenha de se preocupar com desenhos, existe uma livraria com cerca de 1500 sinais de ‘emojis’, entre caras sorridentes e logótipos de equipas desportivas ou países.

A ideia parece ter colhido tanto sucesso, que a campanha na rede Indigogo leva já bem mais do que o valor inicialmente pedido pelo autor, que pretendia uma quantia de 17.807€. No momento deste artigo, já existiam quase 4500 apoiantes da ideia, oferecendo um total de 383.220€…

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.