M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O Citroën Mehari e os Volkswagen transformados em “buggy” marcaram vários gerações, por serem automóveis baratos e resistentes, preparados para um grupo de amigos se fazerem à aventura sem grandes preocupações. Outras marcas tentaram copiar o estilo do Mehari, mas nenhuma conseguiu ter o mesmo sucesso… até agora.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Honda aproveitou o SEMA, certame dedicado ao aftermarket, mas mostrar esta criação especial, que faz lembrar o Citroën Mehari, embora seja muito maior. O Rugged Open Air Vehicle é uma fusão da pick-up Ridgeline, vendida apenas no mercado norte-americano, com a Pioneer 1000, um veículo de todo-o-terreno que se pode conduzir como uma moto 4. Como é um protótipo e não partilha a sua estrutura com nenhum modelo atualmente existe, nunca deverá passar à produção.

Mesmo assim, a divisão de pesquisa do importador americano da Honda aproveitou o máximo de componentes já existentes. O chassis tubular lembra o da Ridgeline de competição que já venceu a sua classe na Baja 1000. Vários elementos da carroçaria foram adaptados à nova forma, aproveitando-se também a suspensão e o motor V6 de 280 cv. As portas e o portão da caixa de carga (feita especificamente para o ROAV) são do Pioneer 1000.

O habitáculo foi modificado para lidar com a exposição aos elementos, incluindo o volante e coluna de direção do Pioneer 1000, os mesmos bancos usados no Civic Type R, mas revestidos com material impermeável, protetor para o painel de instrumentos, pinturas resistentes para a maior parte dos elementos do habitáculo e bases especiais para colocar o telemóvel.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.