Tinha apenas 44 CV e uma caixa manual de quatro velocidades, mas acarretava em si muitas das esperanças de uma nova marca, que nascia em Barcelona nos primeiros anos da década de 1950. Iniciada a sua produção a 13 de novembro de 1953, o SEAT 1400 assumia-se como uma berlina elegante para a sua época, surgindo no mercado três anos depois da constituição da marca.

Em 2018, o 1400 celebra o seu 65º aniversário, com a marca a recordar a importância histórica da unidade com a matrícula B-87.223, que deixou a fábrica da Zona Franca, em Barcelona, em novembro de 1953, quando o ritmo de produção era de apenas cinco exemplares por dia, mantendo-se esse durante o primeiro ano. O preço, ajustado para a época e para ajudar os espanhóis na sua ambição de locomoção, era baixo: 117.000 pesetas, ou seja, cerca de 705 euros. A força de trabalho inicial na fábrica da SEAT em Barcelona era de apenas 925 trabalhadores.

Concebido como o veículo que formaria a base do negócio SEAT, o 1400 era um quatro portas com motor dianteiro de quatro cilindros com 1395 cc, mas tração traseira, ganhando notoriedade ao longo dos anos em diversos serviços, como o de transporte de pessoas em táxis ou como veículo oficial das autoridades. A velocidade máxima era de apenas 120 km/h, suficiente para os afazeres da época.

O chassis recebia molas helicoidais de efeito elástico na suspensão traseira com molas do tipo cantilever – que atuam como braços de guiamento – com efeito estabilizador, no eixo dianteiro. Uma barra Panhard garante o guiamento do eixo.

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O design exterior do 1400 inspirava-se nos veículos americanos da época, com uma secção traseira de formas arredondadas marcadas por farolins de formato cónico, mas também introduziu no mercado o para-brisas de vidro único curvo e o sistema de aquecimento. O depósito de combustível de 48 litros garantia uma autonomia significativa graças a um consumo de 10,5 litros/100 km.

Fabricado para o sucesso

No final da produção inicial do SEAT 1400 em 1954, tinham sido fabricadas 1345 unidades, que seriam apenas o início da carreira do automóvel. A família do 1400 cresceu com o 1400 A em 1954, o 1400 B em 1956 e o 1400 C em 1960, em conjunto com várias versões especiais.

Em cada nova versão houve ganhos de performance e de design, contribuindo para a consolidação da sua posição no mercado e crescimento da SEAT como marca.

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O 1400 ajudou ao crescimento vertiginoso da SEAT e, apesar dos números pequenos da produção inicial, no final de 1954 tinham sido entregues 959 unidades, um ano depois a produção anual estava a tocar nas 3000 – fabricados com quase 100% de componentes nacionais. Em 1956 foram fabricados 7000 veículos, número que cresceu para 10.000 unidades um ano depois. No final da sua vida comercial tinham sido vendidas 98.978 unidades, garantindo o seu lugar na história.

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