Provando que os construtores automóveis são hoje mais do que isso, a SEAT revela naquele certame algumas soluções para melhorar mobilidade, desenvolvidas pela SEAT Metropolis:Lab Barcelona, como o ‘ride-sharing’ e Bus on Demand, que a XMOBA (empresa independente recentemente criada no seio do grupo SEAT) implementará como prova-piloto durante o próximo ano ou a evolução do concept Cristobal, agora com tecnologia 5G.
Noutros âmbitos, são ainda revelados os novos projetos de navegação socialmente responsável em conjunto com a app Waze e a Câmara de Barcelona e o primeiro veículo da marca com a sua estratégia de micromobilidade urbana, o SEAT eXS powered by Segway.
O projeto Bus On Demand, desenvolvido pela Metropolis:Lab, procura melhorar a eficácia do transporte público com um serviço adaptado às exigências dos utilizadores. E tanto a rota como a frequência de passagem dos autocarros de linha regular devem adaptar-se a estas necessidades. O objetivo do projeto é o de otimizar o uso das linhas de autocarro existentes oferecendo rotas flexíveis adaptadas à procura em tempo real. A iniciativa arranca agora com uma prova piloto em Wolfsburgo (Alemanha) e chegará nos próximos meses a Barcelona para iniciar a sua implementação numa segunda fase do projeto-piloto.
A segunda solução apresentada centra-se numa app que partilha o trajeto (‘ride-sharing’) desenvolvida por Metropolis:Lab. Depois de uma primeira fase-piloto que passará pela seleção de empregados da SEAT em Martorell, a app ficará disponível para todos os utilizadores ao longo do próximo ano. O ‘ride-sharing’ permite juntar utilizadores que recorrem habitualmente ao automóvel para chegarem ao seu local de trabalho, permitindo ligar pessoas que residam nas mesmas áreas e que possam partilhar o trajeto. Desta forma, a empresa procura reduzir o número de veículos nas estradas e aumentar a eficiência nas deslocações.
Regressa o Cristobal… Agora 5GNota, igualmente, para o regresso do Cristobal, protótipo que integra os assistentes de segurança que reduzem os riscos e os acidentes, agora com tecnologia 5G que permite ligar o automóvel ao meio envolvente: os peões e a rua. Um exemplo de utilização foi apresentado recentemente em Segóvia e Talavera de la Reina em colaboração com a Telefónica.
As três funções do Cristobal que entraram numa fase final e que deverão ser rapidamente integrados nos novos lançamentos da SEAT são: o “Exit-Assistant”, um sensor que deteta motos ou carros quando se abre a porta; o “Display-Mirror”, um retrovisor que elimina os ângulos mortos; e o “Advanced ACC”, que permite adaptar automaticamente a velocidade ao limite permitido em cada via.
Luca de Meo, presidente da SEAT, diz que “o Cristobal é um exemplo do que o automóvel conectado pode alcançar no objetivo de zero acidentes. Estamos a trabalhar para que, nos próximos modelos SEAT, seja possível integrar 3 dos 17 assistentes de segurança que fazem parte deste “anjo da guarda” que já está numa fase avançada de desenvolvimento”.
Depois do acordo alcançado em 2017, a SEAT converteu-se na primeira marca a integrar a navegação cooperativa da Waze nos seus veículos. Agora, em colaboração com o Município de Barcelona, as duas marcas dão mais um passo na sua cooperação.
Mediante a análise de dados disponibilizados pelo Município de Barcelona e graças à inteligência artificial, a SEAT poderá antever a ocorrência de acontecimentos que causem perturbações no tráfego, como jogos de futebol, concertos ou a hora de entrada e saída de escolas. Com esta informação, a Waze indicará aos utilizadores os motivos de alteração da rota proposta, melhorando a mobilidade urbana e evitando desta forma os possíveis acidentes durante a hora de ponta nas imediações destes acontecimentos habituais.
Nota, também, para a primeira demonstração pública do SEAT eXS powered by Segway que marca o primeiro passo na sua estratégia de micromobilidade. Os visitantes da Smart City Expo poderão experimentar o novo eXS na zona exterior que a SEAT preparou para o público. O veículo permite aos utilizadores completar a etapa final de qualquer viagem, chegando a lugares de difícil acesso para os automóveis. Conta com rodas de 8” e amortecedores dianteiros e traseiros para uma utilização suave. A combinação de bateria com o motor permite alcançar até 25km/h. O eXS tem a possibilidade de receber uma bateria adicional para aumentar ainda mais a sua autonomia, que alcança um máximo de 45km dependendo das condições.
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