A SEAT está atenta aos novos fenómenos da mobilidade urbana e apresenta no Smart City Expo World Congress, que decorre em Barcelona, as suas principais inovações que vão ao encontro das tendências evolucionárias de deslocação dentro das grandes cidades.

Provando que os construtores automóveis são hoje mais do que isso, a SEAT revela naquele certame algumas soluções para melhorar mobilidade, desenvolvidas pela SEAT Metropolis:Lab Barcelona, como o ‘ride-sharing’ e Bus on Demand, que a XMOBA (empresa independente recentemente criada no seio do grupo SEAT) implementará como prova-piloto durante o próximo ano ou a evolução do concept Cristobal, agora com tecnologia 5G.

Noutros âmbitos, são ainda revelados os novos projetos de navegação socialmente responsável em conjunto com a app Waze e a Câmara de Barcelona e o primeiro veículo da marca com a sua estratégia de micromobilidade urbana, o SEAT eXS powered by Segway.

O projeto Bus On Demand, desenvolvido pela Metropolis:Lab, procura melhorar a eficácia do transporte público com um serviço adaptado às exigências dos utilizadores. E tanto a rota como a frequência de passagem dos autocarros de linha regular devem adaptar-se a estas necessidades. O objetivo do projeto é o de otimizar o uso das linhas de autocarro existentes oferecendo rotas flexíveis adaptadas à procura em tempo real. A iniciativa arranca agora com uma prova piloto em Wolfsburgo (Alemanha) e chegará nos próximos meses a Barcelona para iniciar a sua implementação numa segunda fase do projeto-piloto.

A segunda solução apresentada centra-se numa app que partilha o trajeto (‘ride-sharing’) desenvolvida por Metropolis:Lab. Depois de uma primeira fase-piloto que passará pela seleção de empregados da SEAT em Martorell, a app ficará disponível para todos os utilizadores ao longo do próximo ano. O ‘ride-sharing’ permite juntar utilizadores que recorrem habitualmente ao automóvel para chegarem ao seu local de trabalho, permitindo ligar pessoas que residam nas mesmas áreas e que possam partilhar o trajeto. Desta forma, a empresa procura reduzir o número de veículos nas estradas e aumentar a eficiência nas deslocações.

Regressa o Cristobal… Agora 5G

Nota, igualmente, para o regresso do Cristobal, protótipo que integra os assistentes de segurança que reduzem os riscos e os acidentes, agora com tecnologia 5G que permite ligar o automóvel ao meio envolvente: os peões e a rua. Um exemplo de utilização foi apresentado recentemente em Segóvia e Talavera de la Reina em colaboração com a Telefónica.

As três funções do Cristobal que entraram numa fase final e que deverão ser rapidamente integrados nos novos lançamentos da SEAT são: o “Exit-Assistant”, um sensor que deteta motos ou carros quando se abre a porta; o “Display-Mirror”, um retrovisor que elimina os ângulos mortos; e o “Advanced ACC”, que permite adaptar automaticamente a velocidade ao limite permitido em cada via.

Luca de Meo, presidente da SEAT, diz que “o Cristobal é um exemplo do que o automóvel conectado pode alcançar no objetivo de zero acidentes. Estamos a trabalhar para que, nos próximos modelos SEAT, seja possível integrar 3 dos 17 assistentes de segurança que fazem parte deste “anjo da guarda” que já está numa fase avançada de desenvolvimento”.

Aliança SEAT e Waze para navegação “socialmente responsável”

Depois do acordo alcançado em 2017, a SEAT converteu-se na primeira marca a integrar a navegação cooperativa da Waze nos seus veículos. Agora, em colaboração com o Município de Barcelona, as duas marcas dão mais um passo na sua cooperação.

Mediante a análise de dados disponibilizados pelo Município de Barcelona e graças à inteligência artificial, a SEAT poderá antever a ocorrência de acontecimentos que causem perturbações no tráfego, como jogos de futebol, concertos ou a hora de entrada e saída de escolas. Com esta informação, a Waze indicará aos utilizadores os motivos de alteração da rota proposta, melhorando a mobilidade urbana e evitando desta forma os possíveis acidentes durante a hora de ponta nas imediações destes acontecimentos habituais.

Nota, também, para a primeira demonstração pública do SEAT eXS powered by Segway que marca o primeiro passo na sua estratégia de micromobilidade. Os visitantes da Smart City Expo poderão experimentar o novo eXS na zona exterior que a SEAT preparou para o público. O veículo permite aos utilizadores completar a etapa final de qualquer viagem, chegando a lugares de difícil acesso para os automóveis. Conta com rodas de 8” e amortecedores dianteiros e traseiros para uma utilização suave. A combinação de bateria com o motor permite alcançar até 25km/h. O eXS tem a possibilidade de receber uma bateria adicional para aumentar ainda mais a sua autonomia, que alcança um máximo de 45km dependendo das condições.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.