Alemães desenvolveram carro solar, com autonomia para mais de 250 quilómetros elétricos, e que usa musgo no painel de bordo para purificar o habitáculo…

Vivem-se tempos de mudança na indústria automóvel. Com a corrida à eletrificação e o advento da condução autónoma, novos ‘players’ chegam ao mercado com fórmulas para fazer a diferença…

É o caso da ainda desconhecida Sono Motors, pequena empresa alemã, que tem no protótipo Sion o seu principal cartão-de-visita na área da mobilidade ‘verde’.

Trata-se de um modelo elétrico, que tem a capacidade de poder carregar-se enquanto se conduz ou mesmo quando está parado ao sol, graças aos painéis solares, com 248 células, que estão integrados no capot, no tejadilho e nas portas. Esta tecnologia permite aumentar em 34 quilómetros a autonomia do Sion, que ronda os 250 quilómetros 100% elétricos com uma carga de bateria.

Mas é no seu interior que o carro solar da Sono Motors apresenta solução realmente inovadora: numa secção do painel de bordo, junto ao moderno o sistema de infotainment com ecrã de 10’’, os engenheiros aplicaram musgo, que serve para ajudar a purificar o ar no interior do veículo!

A versatilidade é outro trunfo de automóvel que pode também posicionar-se como alternativa credível para o mercado de frotas de empresas. A carroçaria de 5 portas tem habitáculo amplo e desafogado para o transporte de cinco passageiros em ótimas condições de conforto, além mala com avantajados 650 litros, volumetria que pode chagar aos 1250, rebatendo-se os encostos dos bancos traseiros.

O pequeno fabricante anuncia o Sion como primeiro veículo de produção em série que combina a tecnologia de carga solar, serviços de mobilidade e a opção de usar outro modelo da marca como ponto de carregamento de baterias. A produção arrancará em 2020, devendo chegar ao mercado alemão com preços a rondar os 25 mil euros.

“Em conjunto com os serviços de partilha e condução autónoma, a digitalização da mobilidade e a crescente conectividade dos veículos desempenharão um papel-chave em reduzir de forma significativa o número de veículos, especialmente em cenários urbanos”, explicou Roberto Diesel, responsável da Sono Motors.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.