Smart City Sensor: Controlo da ocupação das praias em tempo real

18/05/2020

A Smart City Sensor, uma StartUp tecnológica portuguesa, desenvolve soluções que vão ao encontro das necessidades das cidades do futuro. Atualmente a principal limitação que a sociedade está a enfrentar diz respeito ao acesso a espaços públicos.

Nesse sentido, a Smart City desenvolveu o primeiro Torniquete Virtual com semáforo luminoso de taxa de ocupação. A partir de junho, aquando do arranque da época balnear, o mecanismo servirá para controlar o acesso às praias portuguesas.

Mas não pense que a utilização desta ferramenta é destinada somente às praias. Tendo em conta o seu potencial no controlo de aglomerados, o Torniquete Virtual pode e deve ser utilizado, por exemplo, em feiras, mercados e jardins.

O controlo da ocupação dos espaços é feito em tempo real. Desta forma é mais fácil e rápido reorganizar corretamente as áreas monitorizadas.

Torniquete Virtual adquirido por entidades municipais

O Torniquete Virtual com semáforo luminoso é um produto 100% nacional com assinatura da Smart City Sensor. Os principais clientes têm sido as entidades municipais, que encontram nesta ferramenta a ajuda necessária para contabilizar as entradas e saídas de pessoas nas áreas controladas.

O inovador sistema de controlo integra um backoffice para visualização dos dados fornecidos em tempo real. Além disso, permite emitir avisos para as entidades municipais e proteção civil quando a capacidade máxima de lotação é excedida. Por ser uma tecnologia baseada em radar, o Torniquete Virtual não requer de autorização RGPD.