Uma falha no sistema Autopilot de um Tesla voltou a causar um aparatoso acidente numa autoestrada, desta feita em Taiwan. O dispositivo de condução autónoma da marca de Elon Musk falhou em detetar a presença de um veículo pesado tombado na via.

No vídeo registado pela câmara de segurança rodoviária daquela infraestrutura pode ver-se, junto ao separador central, o condutor do camião sinistrado a tentar alertar os outros automobilistas para o perigo, enquanto o Model 3 avança, percebendo-se apenas uma travagem fortes quando o acidente já era inevitável.

As imagens agora divulgadas nas redes sociais, motivaram o regresso à discussão em torno dos limites à utilização irresponsável dos novos sistemas de condução ‘autopilotada’. Polémica que se estendeu ainda ao comportamento do autor do vídeo, que é também acusado de praticar condução.

O homem de 53 anos que seguia no Tesla conseguiu sair apenas com ferimentos ligeiros do aparatoso acidente, e já admitiu que circulava com o sistema Autopilot ativado. As autoridades alegam que estaria distraído, contrariando as indicações da Tesla, que recomenda que se mantenham os níveis de alerta para assumir o volante sempre que necessário.