Com o bZ4X cada vez mais perto do seu lançamento, a Toyota delineou o seu programa de eletrificação para os próximos anos, prevendo um total de 30 novos modelos elétricos em 2030 na Europa. O próximo na lista será um pequeno crossover elétrico que parece inspirado no Aygo X Prologue com

Esse foi apenas um dos 15 protótipos elétricos revelados esta manhã por Akio Toyoda, CEO da Toyota e da Lexus, para quem a eletrificação será um pilar do futuro, mas também uma forma de chegar a diferentes necessidades com cada veículo. A gama bZ corresponde à dos modelos 100% elétricos, com o primeiro crossover desenvolvido em parceria com a Subaru já prestes a ser lançado, mas na calha estão já dois novos veículos para essa submarca.

Ambos terão uma fisionomia SUV, mas com tamanhos distintos, havendo um mais compacto que foi pensado para a Europa e para o Japão e outro que estará focado, essencialmente, no Velho Continente. O SUV mais compacto foi definido como um modelo extremamente eficiente e com uma bateria de pequenas dimensões, uma vez que Akio Toyoda é defensor da ideia que uma bateria maior para maior autonomia tem o efeito de aumentar o peso, o tamanho e o custo. A ideia para o consumo médio deste modelo é “de 125 Wh por quilómetro” – algo como 12.5 kWh/100 km.

Toyoda apontou ainda para uma berlina 100% elétrica também da gama bZ que poderá chegar à Europa, embora nas imagens seja possível observar uma série de outros modelos e de tipologias, como um desportivo roadster com aspeto mais radical ou versões mais direcionadas para o setor comercial, como o já conhecido e-Palette ou o novo Mid Box, um elétrico mais quadrangular de visão futurista.

Recorde-se que a Toyota pretende ter um total de vendas anual em redor das 3.5 milhões de unidades elétricas no final desta década.

A Lexus também revelou diversos protótipos elétricos, antevendo a sua transição plena para os automóveis sem emissões já em 2030. Um dos mais chamativos foi o desportivo coupé de formato arrojado e baixo centro de gravidade, com potencial para utilização de bateria de estado sólido para um alcance superior a 700 quilómetros entre carregamentos. O foco nas prestações vale-lhe uma aceleração dos zero aos 100 km/h em pouco mais de dois segundos, dando continuidade ao legado do LFA.

O RZ será o modelo mais perto da realidade, sendo uma versão semelhante à do bZ4X da Toyota, posicionado no segmento dos SUV de dimensões médias.

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