A pandemia de Covid-19 causou um grande impacto nas rotinas de trabalho e de mobilidade dos portugueses, com a TomTom a revelar no seu mais recente relatório anual de trânsito urbano que Lisboa perdeu 30% do trânsito em 2020 e que o Porto é agora a cidade mais congestionada do país.

Na mais recente edição do relatório de trânsito, o TomTom Traffic Index, referente ao ano de 2020, procedeu à análise detalhada do trânsito em mais de 400 cidades de 57 países, atingindo a conclusão de que houve uma redução substancial do tráfego nas principais capitais europeias. Assim, apesar de o ranking das cidades mais congestionadas do mundo não ter mudado muito em comparação com 2019, a grande mudança é a forma como os níveis de congestionamento caíram devido à pandemia global.

Em Portugal, todas as cidades sofreram uma redução dos níveis de trânsito, mas Lisboa sofreu a maior queda (-10 pontos percentuais, o que corresponde a uma quebra de 30%).

Com dados provenientes de mais de 600 milhões de veículos conectados por todo o mundo (através de sistemas de navegação em smartphones ou integrados nos automóveis), os dados da TomTom constituem um barómetro de mobilidade urbana de incontornável valor, tornando possível, entre outras coisas, medir o dinamismo da atividade económica de uma cidade ou país. Devido a isso, muitos analistas, empresas e governos têm recorrido aos dados da TomTom para uma melhor compreensão da mudança causada pela pandemia de Covid-19.

Portugal com menos trânsito

Em 2020, o nível de congestionamento em Lisboa foi de 23%, mas durante a grande maioria do ano, o trânsito foi muito pouco intenso. Janeiro e fevereiro foram os meses mais difíceis para os condutores, mas com o início do confinamento a meio de março, a agitação nas estradas começou a cair. Até junho, o nível de congestionamento não foi superior a 13%. No entanto, a partir de setembro, o trânsito começou a aumentar, à medida que as medidas de restrição foram sendo aliviadas.

Em média, na capital, os condutores passaram um tempo extra de 13 minutos na hora de ponta de manhã (-35%) e 15 minutos na hora de ponta da tarde (-34%), em comparação com os 20 e 23 minutos despendidos em 2019, respetivamente.

Apesar de ter registado uma grande quebra, Lisboa ocupa a posição 139 no ranking, acima de grandes cidades como Xangai (152º), Barcelona (164º), Toronto (168º), São Francisco (169º) ou Madrid (316º).

A análise do trânsito ao longo de 2020 demonstra que as cinco cidades lusas observadas pelo TomTom Traffic Index registaram uma diminuição no congestionamento durante o ano. Porto e Lisboa ficam mesmo acima da média tendo as estradas mais congestionadas da Península Ibérica. O Porto subiu ao primeiro lugar das cidades portuguesas mais congestionadas de 2020, com níveis de congestionamento médios de 24%. Ainda assim, este valor representa uma quebra de -23% em relação a 2019 (31%). Já a capital registou a maior quebra: 30% (-10 pontos, de 33 para 23), descendo para a segunda posição no ranking português.

Não deixa de ser natural, por outro lado, que os dias mais congestionados de Porto e Lisboa tenham sido registados a 30 e 31 de janeiro, uma quinta e sexta-feira, respetivamente, bem antes de qualquer medida de confinamento devido à Covid-19. Nesses dias, o nível de congestionamento atingiu uma média de 59%. No Funchal, a cidade menos congestionada de 2020 em Portugal (e 375º de 416 no mundo), o trânsito diminuiu em todos os meses face ao período homólogo de 2019.

Moscovo: a pior da Europa e do Mundo

O ranking mundial não registou grandes mudanças em relação ao que foi verificado em 2019, embora tenham existido quedas significativas nos congestionamentos nas cidades da Europa, América e Ásia. Por exemplo, Bangalore (Índia), apesar de ser a cidade que mais reduziu o seu congestionamento no mundo (20%), continua no top 10 das cidades mais congestionadas a nível global, após atingir 51% de média durante 2020. Também se confirma a preponderância de cidades asiáticas e do leste europeu no ranking, como as urbes da Rússia, Ucrânia ou Turquia.

No caso das principais cidades europeias, a lista é composta justamente por cidades dessas latitudes, cabendo à cidade de Moscovo, na Rússia, a ‘honra’ de cidade mais congestionada da Europa e do Mundo, com um valor de 54% (contra os 59% de 2019), seguindo-se, ex-aequo, Bombaim (Índia), Bogotá (Colômbia) e Manila (Filipinas), todas com 53%. Na Europa, além de Moscovo, nota ainda para as cidades de Istambul, na Turquia, e Kiev, na Ucrânia, com 51%, que ocupam o top 3.

Deve-se notar que, em todo o mundo, apenas 13 cidades viram os seus níveis de congestionamento aumentar em relação aos números de 2019.