Trump pode vir a dar ‘machadada’ nas vendas de elétricos

04/12/2018

O mercado de veículos elétricos nos Estados Unidos da América (EUA) pode vir a sofrer um duro golpe, caso a intenção de anular os incentivos fiscais para a compra desses veículos seja aprovada pela administração de Donald Trump.

De acordo com o conselheiro económico do Presidente americano, Larry Kudlow, citado pela Bloomberg, a intenção de Trump é “acabar com todos os subsídios e outros da administração Obama”, o que inclui os incentivos para a compra de veículos elétricos. Kudlow adianta mesmo que esse incentivo vai “terminar num futuro próximo”, sendo apontada a data de 2020 ou 2021, procurando o apoio do Congresso para fazer vingar essa medida, algo que não será fácil na medida em que até alguns Republicanos defendem a continuação do subsídio.

Recorde-se que, nos moldes atuais, os consumidores que comprem veículos elétricos podem beneficiar de um incentivo fiscal no valor de 7500 dólares, embora esse valor apenas seja ‘oferecido’ às marcas que não tenham ainda 200 mil unidades elétricas vendidas, algo que a Tesla, por exemplo, já atingiu em julho e que fará com que os clientes de novos modelos, como o Model 3, apenas recebam 3750 dólares de desconto em janeiro de 2019. Porém, mais tarde, em julho, esse valor será ainda reduzido para 1875 dólares.

JÁ CONHECE TODOS OS CARROS ELÉTRICOS À VENDA EM PORTUGAL: SAIBA AQUI

A intenção de Trump, inicialmente, parecia ser ‘castigar’ a General Motors, cujo anúncio recente de encerramento de fábricas e de despedimentos nos Estados Unidos causou algum mal-estar no Presidente americano, que chegou a lançar a ameaça de cortar os subsídios especificamente à companhia liderada por Mary Barra e, até, deixou no ar (através de um retweet) a ideia de que seria possível pedir a devolução da ajuda governamental que o anterior presidente, Barack Obama, concedeu à GM na época da crise financeira.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.