Uma nova era: ID.3 também mudará a forma de vender na Volkswagen

23/05/2020

O ID.3 representa o início de uma nova era para a Volkswagen. O primeiro elétrico de nova geração da marca germânica a chegar com a intenção de revolucionar e acelerar decisivamente a democratização da tecnologia de baterias na indústria automóvel, também irá mudar os métodos no seio da marca. A Volkswagen vai vender a sua nova família de elétricos exclusivamente online, mas os concessionários têm reservado um papel essencial.

De acordo com o construtor, todo o processo de aquisição da viatura nova passará a ser controlado pela marca, num ponto central e numa loja online. Será neste ponto de venda virtual que as encomendas serão realizadas. E será também esta plataforma privilegiada para o acompanhamento ao potencial cliente durante todo o processo. O que, segundo o emblema alemão, não significa o fim da aposta nos convencionais concessionários em todos os mercados mundiais onde a marca tem representação. Estas estruturas tradicionais vão passar a ser o local onde os clientes vão servir para promover o contacto com o carro elétrico, dinamizando testes dinâmicos e, claro, as entregas.

A Volkswagen iniciará as vendas do seu novo modelo 100% elétrico na Alemanha, onde toda a rede de concessionárias da marca deu carta verde ao novo modelo.

“Todos os nossos parceiros estão agora 100% a bordo. A ampla aprovação dos nossos parceiros para o novo modelo de agência é um forte sinal para o futuro. Do ponto de vista do cliente, a Volkswagen e os concessionários tornam-se numa unidade com este modelo de agência. E essa experiência de compra coordenada e perfeita em todos os pontos de contato é exatamente o que nossos clientes desejam.”, explicou Holger B. Santel, chefe de vendas e marketing da Alemanha.

Aquele responsável sublinhou ainda as mais-valias deste novo modelo de negócio, que permite ao consumidor pode alternar facilmente entre os canais on-line e off-line e fazer pedidos diretamente da casa-mãe, enquanto o revendedor escolhido servirá para o contato local. Um novo modelo de agência que estabelece as bases contratuais para a integração de negócios on-line e de showroom e em que os revendedores assumem o papel de agente.

A Volkswagen estabelece os preços do veículo, evitando as normais negociações, com a mesma margem independentemente de o cliente comprar on-line ou no showroom. A marca também assumirá a responsabilidade pelo financiamento e retomas.