A apresentação do novo Porsche 911 Turbo S é breve: mais potente, mais dinâmico e mais confortável do que nunca. Este novo desportivo da marca alemã foi concebido para estabelecer novos padrões em muitas áreas, sobressaindo no capítulo da aerodinâmica ativa (PAA), que adapta a configuração do desportivo às condições de condução, velocidade e modo de condução.

Exemplo do intricado trabalho aerodinâmico levado a cabo no novo 911 Turbo S é o sistema de flaps ativos de arrefecimento que, em conjugação com o spoiler dianteiro variável e com a asa traseira inclinável, proporcionam diferentes níveis de carga aerodinâmica a este modelo, com funções PAA Speed (com resistência mínima ao vento), PAA Performance (combinação para condução desportiva) e uma nova Eco, que melhora os níveis de penetração do ar na carroçaria para reduzir os consumos e as emissões.

Além dessa há ainda uma nova função associada ao Porsche Active Aerodynamics para piso molhado, a Wet Mode, que incrementa a estabilidade ao potenciar a carga aerodinâmica na secção traseira, oferrecendo ainda uma função de travão aerodinâmico, que ajuda a perder velocidade em caso de travagem extrema. Mas os méritos deste sistema não terminam aqui: o PAA é também usado para adaptar a canalização do fluxo de ar em redor do veículo quando o tejadilho panorâmico está aberto.

No total, a Porsche garante um total de oito configurações distintas aerodinâmicas, com melhorias significativas na carga aerodinâmica – 15% com o spoiler dianteiro e com a asa traseira e um total de 170 kg de carga aerodinâmica na posição Performance com o Sport Mode ativado. Já o coeficiente de penetração do ar do novo 911 Turbo S atinge um mínimo de 0.33 com os flaps fechados e spoilers recolhidos.

A confiança é tanta neste mecanismo de adaptação que o responsável máximo pelo departamento de aerodinâmica da Porsche, Thomas Wiegand, refere que “nenhum outro carro reage a diferentes situações com tamanha flexibilidade aerodinâmica como o novo 911 Turbo S”.

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O mesmo elemento revela como é difícil equilibrar dois conceitos: “Nós, os engenheiros da aerodinâmica, somos normalmente confrontados com um dilema: um coeficiente baixo é desejável para a máxima velocidade e baixo consumo, enquanto uma carga mais alta é vantajosa para a condução dinâmica. No entanto, essas duas características contrariam-se”. A solução? “O PAA resolve os conflitos entre estes diferentes objetivos aerodinâmicos”.

Também se registaram progressos no próprio sistema em termos de volumetria. De acordo com a Porsche, a unidade de controlo e o compressor de ar estão instalados na parte lateral da bagageira. O módulo pneumático é mais compacto do que no antecessor, ganhando assim três litros de capacidade. Já o spoiler dianteiro variável aumenta o comprimento da dianteira ou melhora a acessibilidade graças ao aumento da distância ao solo na posição de base, sendo mais útil em estacionamentos ou na superação de lombas redutoras de velocidade.

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