Uma interpretação muito peculiar do SEAT Arona: eis o resultado do desafio feito pela marca espanhola ao artista Vhils, a quem foi pedido para construir e partilhar a sua visão daquele modelo compacto. Essa obra única inspirada no SUV compacto pode ser vista no MARCC, o futuro Museu de Arte Urbana e Contemporânea de Cascais.

A peça artística, assinada por Alexandre Farto aka Vhils, é uma reinterpretação singular do SEAT Arona que assenta na premissa de que a arte pode estar em todo o lado, inclusive em qualquer elemento no espaço urbano e é já a primeira obra deste Museu.

A produção da peça, onde Vhils utilizou técnicas pioneiras, precisou de seis meses para o seu planeamento e conceção, envolveu o uso de 15 toneladas de cimento, tendo sido criada através de um molde composto por ferro, EPS, silicone e fibra de vidro. A produção do molde levou seis semanas e envolveu uma equipa de oito pessoas na sua construção.

Segundo o artista Alexandre Farto aka Vhils, “a ideia foi conceber uma peça inspirada no design do Arona que fosse capaz de eternizar no tempo os elementos únicos que foram pensados para esta linha de veículos. Queria de algum modo eternizar o automóvel enquanto objeto com as suas linhas de design intemporais. Partindo desta ideia base, procurei fazer uma peça que refletisse o ciclo de influência recíproca que existe entre a cidade e os seus habitantes, numa altura em que a maioria da população global vive em centros urbanos. O automóvel é um dos elementos fundamentais desta vivência urbana, expressando conceitos fundamentais como a mobilidade, mas também a identidade individual”.

Nesse mesmo sentido, o artista espera que seja uma obra que “possa ser redescoberta daqui a 100 anos quase como um fóssil, um artefacto da sociedade contemporânea em que vivemos, capaz de levar a uma reflexão sobre a nossa condição atual, sobre o momento de desenvolvimento humano de hoje. Daí também a escolha do material”.

Esta parceria entre a SEAT e o Vhils enquadra-se numa filosofia partilhada: a da cultura urbana em movimento. De acordo com Teresa Lameiras, diretora de Marketing e Comunicação da SEAT Portugal, a SEAT tem “um historial de ligação às artes, especialmente ao design, característica intrínseca da Marca. Esta ligação foi evoluindo até chegar a um diferente estilo de design: a arte urbana. Depois de, há 3 anos, numa parceria feita com Pedro Pires, a Solid Dogma e Alexandre Farto, termos homenageado Cascais através de uma escultura que imortaliza a figura típica do pescador, agora esta nossa parceria com o Vhils resultou numa peça de 15 toneladas, que ficará exposta em permanência nesta vila”.

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