Vixen 21, uma autocaravana desportiva

11/11/2020

A Vixen Motor Company nasceu quando Bill Collins decidiu sair da equipa de desenvolvimento do DeLorean DMC-12, para criar um veículo completamente diferente, de nicho e que nunca tinha sido explorado até então. Dessa ideia nasceu a Vixen 21, uma autocaravana de alta performance, que poderia ultrapassar os três dígitos de velocidade sem grandes problemas, sendo considerada a sucessora da GM Motorhome.

Mas, para além de ter elevadas prestações, a Vixen 21 também tinha um conforto interior excepcional, assim como condições para uma grande roadtrip, tendo por base um projecto da Bavaria, uma marca produtora de autocaravanas.Um dos aspectos importantes da Vixen 21 era o seu desenho. Collins desenhou uma linha de tejadilho baixa, para melhorar a aerodinâmica e, consequentemente, os consumos e também para que pudesse entrar em certas garagens, conseguindo assim um coeficiente aerodinâmico espantoso, de apenas 0.30, somente 0.01 mais alto que a primeira geração do Toyota Prius, por exemplo. Essa marca foi atingida com a ajuda de um túnel de vento.

No entanto, o aspecto mais importante para Collins era a condução da autocaravana. Por ter um comprimento longo, estes veículos têm tendência a adornar bastante. Mas, resolveu o problema com uma largura mais musculada e uma baixa altura, adicionando um tejadilho que aumentava quando era necessário pernoitar. Assim, conseguiu um baixo centro de gravidade.

Ao nível das motorizações, Collins escolheu um motor pouco provável. Para o modelo Vixen 21 TD, a escolha recaiu sob uma mecânica turbo-diesel BMW M21, de seis cilindros em linha e 2,4 litros de cilindrada, debitando 115cv às 4.800 rotações por minuto. A caixa de cinco velocidades manuais era montada numa posição transaxle e provinha da Renault.

Tanto o motor como a caixa de velocidades foram montados na traseira. Para melhorar a condução, a suspensão é independente nas quatro rodas, com sistema automático de controlo da altura.

A Vixen 21 TD seria apresentada no Salão Internacional de Detroit de 1986, virando bastantes cabeças quando passavam pelo stand, com aspectos bastante positivos, como um consumo de apenas 9,4 litros aos 100km, muito bom para um autocaravana e uma velocidade máxima superior a 160km/h.

Infelizmente, as boas qualidades não se traduziram nas vendas. Passados dois anos, a Vixen passou a oferecer outras versões, para tentar agradar ao um maior público, como a SE com um tejadilho maior e equipado com um motor V6 GM 3800 Series de 3,8 litros de cilindrada, produzindo 165cv acoplado a uma caixa automática de quatro velocidades. Além desse, passou a estar disponível também versões mais compridas, designadas XC.

A Vixen 21 foi uma das primeiras autocaravanas com inversor eléctrico. Além disso, tinha um sistema eléctrico de 110V com baterias carregadas por um alternador de 120 amperes. O calor produzido pelo motor era encaminhado para aquecer os ocupantes, para assim não haver desperdício. Havia ainda um gerador a gasóleo para produzir calor para os dias mais frios, aquecendo o circuito de refrigeração do motor, para manter o motor sempre quente.

Em 1989, a Vixen Motor Company entrou em falência e acabaria por fechar portas. Grande parte do stock de peças foi adquirida por entusiastas que formaram o Vixen Owners’ Association. Ao todo, foram produzidos 587 Vixen 21, 376 exemplares do Vixen 21 TD, 172 do 21 SE e 39 do 21 XC. A sua raridade faz com que hoje tenham uma maior procura, principalmente por entre os coleccionadores, estando os valores com tendência de subida.