A hipótese do estabelecimento de uma cooperação entre o Grupo Volkswagen e a Ford já tinha vindo a ser aventada nas recentes semanas, dada a necessidade de redução de custos de uma grande parte das companhias de âmbito internacional. No caso da Volkswagen, a situação tornou-se mais premente depois da polémica relativa aos Diesel, comummente denominado ‘Dieselgate’.
Assim, numa decisão anunciada pelo presidente e CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, que identificou a área dos veículos comerciais como a mais premente para uma cooperação estratégica.
“A transformação do nosso negócio apresenta-nos desafios que são mais fáceis de abordar em parcerias. Estamos atualmente em conversações com a Ford relativamente a uma aliança para o negócio dos comerciais ligeiros”, referiu Diess, acrescentando ainda que as duas companhias “complementam-se mutuamente muito bem em termos de produtos e de regiões”.
A cooperação na produção de veículos comerciais, ponto fulcral da parceria entre as duas companhias, “oferece o potencial para baixar custos, aumentar a performance [de negócio] através de escala e alargar a nossa oferta para os clientes de comerciais. Esperamos efeitos significativos da sinergia”.
Ainda assim, o principal responsável pelos destinos do Grupo Volkswagen admite que “a Ford e a Volkswagen vão continuar a ser concorrentes. A cooperação proposta não se estende, de forma alguma, às estratégias comercial, de marketing e de preço”.Completou, admitindo que existem “campos adicionais de cooperação fora do segmento dos veículos comerciais ligeiros”.