M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A melhor maneira de democratizar o uso dos veículos elétricos é torná-los mais simples, especialmente na cidade, onde vão ser usados a maior parte do tempo. E embora a maioria do público entenda que uma moto é mais fácil de estacionar que um automóvel, por vezes estes são necessários por serem mais confortáveis e mais versáteis. Por isso, é melhor combinar os dois mundos num veículo único. É assim que surge o Arcimoto Evergreen, um triciclo elétrico, com dois lugares e cobertura para o condutor e passageiro.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Arcimoto é uma pequena empresa do noroeste dos Estados Unidos, que desenvolveu o triciclo elétrico Evergreen, nas palavras do seu responsável, Mark Frohnmayer, como um “veículo utilitário de diversão”. Com menos de 2,9 metros de comprimento, pouco mais de metro e meio de largura e 1,65 metros de altura, o triciclo é fácil de estacionar em qualquer lado no trânsito urbano, enquanto as duas rodas dianteiras garantem a estabilidade em estrada. Os dois lugares, colocados em tandem (um atrás do outro), parecem limitados, mas a colocação dos bancos oferece uma posição confortável ao condutor e passageiro.

O motor elétrico tem 60 kW (81,5 cv) de potência, mais que suficiente para obter uma boa performance no trânsito citadino, enquanto a bateria garante uma autonomia de 160 km. Vai estar disponível nos Estados Unidos por preços a partir de menos de 12 mil dólares (10.550 euros), e oferece várias opções adicionais, incluindo portas, bancos aquecidos, colunas com Bluetooth e porta-copos magnético. Embora seja construído nos estados Unidos, o triciclo elétrico Arcimoto Evergreen também pode vir equipado com um carregador de 220 volts.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.