M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Groot é um dos personagens mais conhecidos dos filmes da Marvel com os Guardiões da Galáxia, capturando a imaginação do público de todas as idades. E essa imaginação é expressada de maneiras que podem parecer estranhas. Afinal, o que tem uma árvore ambulante extraterrestre a ver com uma moto BMW? Mas é precisamente este aspeto vegetal que serve de inspiração para criar uma moto preparada para atravessar o interior de uma floresta.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Groot foi criada pelo Diamond Atelier, uma oficina alemã especializada na preparação de motos café racers. Embora já tenha feito modificações a motos de outras marcas, com uma predileção pelas máquinas clássicas da BMW. Para dar corpo à Groot, os engenheiros do Diamond Atelier basearam-se numa BMW R65, moto construída entre 1978 e 1984, equipada com um motor de dois cilindros e 650 cc, refrigerado a ar e capaz de debitar 50 cv. Como já tinha feitos motos inspiradas nos filmes do Iron Man, desta vez resolveram pegar noutra propriedade da Marvel.

As modificações são extensas, começando por novos garfos de 53 mm, com discos de travão de 320 mm, amortecedor traseiro ajustável e jantes BMW Snowflake de 17 polegadas, calçando pneus TKC 80. O motor foi completamente reconstruído pelo preparador Siebenrock, que montou um dos seus Powerkits aumentando a cilindrada para 860 cc, instalando ainda um carburador Mikuni TM36, um filtro de ar da K&N e um sistema de escape de desenho personalizado.

Por falar em personalização, quem comprar a Groot pode escolher entre dois desenhos diferentes do depósito de combustível, um deles com uma pintura especial criada pela pintora alemã Viktoria Greiner. O Diamond Atelier está a vender a BMW R65 Groot por 21.950 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.