M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Erik Buell é um engenheiro conhecido por ter criado a sua própria marca de motos desportivas, que depois vendeu à Harley-Davidson. Mas agora vai deixar as motos tradicionais para trás e criou uma nova marca, a Fuell, com o objetivo de produzir os seus primeiros designs para uma moto e uma bicicleta elétricas. E para isso vai contar com o apoio do seu novo sócio, Frédéric Vasseur, diretor da equipa Sauber/Alfa Romeo de Fórmula 1, e que também constrói os chassis dos carros de Fórmula E.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Fuell pretende resolver o problema de tráfego na cidade apelando à emoção para trocar o automóvel por um veículo elétrico de duas rodas. Por isso, juntando a experiência desportiva de Buell e Vasseur, a empresa americana vai lançar este ano a sua primeira moto elétrica, com um design desportiva, mas adaptada ao trânsito citadino, com 200 km de autonomia. A Fuell Flow vai estar disponível em duas versões, uma com potência de 11 kW, que pode ser guiada sem carta, e outra com motor de 35 kW, de performances semelhantes a uma pequena moto desportiva. A Flow utiliza um motor proprietário com ligação direta à roda, e o design integra um painel de instrumentos com conectividade e espaço de 50 litros para arrumação de objetos.

A Fluid, por seu lado, será a sua primeira bicicleta elétrica, que vai poder percorrer 200 quilómetros graças a duas baterias removíveis, com uma capacidade de 1 kWh, que podem ser recarregadas na rede pública em apenas 30 minutos. Usa uma corrente de carbono e mudanças isoladas do ambiente, e vai estar disponível em duas versões, Pedelec, com velocidade limitada a 30 km/h, e S-Pedelec, que pode atingir 45 km/h.

Tanto a moto Flow como a bicicleta Fluid vão poder ser atualizáveis no que diz respeito a elementos como baterias, motores elétricos e carregadores. A Fuell também vai oferecer formas de facilitar a aquisição de ambas, incluindo opções diferentes de financiamento que incluem leasing dos veículos ou apenas das baterias. Chegam primeiro ao mercado americano, sendo possível encomendá-las já em julho, com preços de 3295 dólares (2940 euros) para a Fluid e de 10.995 dólares (9800 euros) para a Flow. No entanto, Erik Buell não prevê entregar as primeiras unidades antes de 2021.