M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Ao contrário do que se passa com os automóveis, onde as marcas querem mostrar como os seus veículos são ecológicos num ambiente poluído como as cidades, os construtores de motociclos elétricos são mais aventureiros. É o caso da Fly Free, uma start-up baseada na Califórnia, que criou uma moto elétrica feita para o deserto, e que pode ser personalizada facilmente, como qualquer veículo de duas rodas construído para construir o mundo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Smart Desert é uma moto elétrica que passa completamente despercebida no meio de qualquer moto clássica. O seu visual inspirado nos anos 50 é uma chamada à aventura, para se pôr à estrada e descobrir novos mundos pela estrada fora. Mas o guiador largo e os pneus de terra permitem-lhe ir a outros mundos fora da estrada, podendo atravessar qualquer estradão de terra com facilidade. As sacolas de cor castanha ou preta, incluídas na lista de opcionais, completam o pacote aventureiro para ir passear no campo, mas também pode fazer aventuras na praia, já que a Fly Free também disponibiliza uma base para a prancha de surf.

Apesar do espírito aventureiro, é melhor não ir muito longe com a Smart Desert. A bateria tem autonomia para apenas 80 quilómetros, mas como o motor elétrico só tem 3 kW de potência (equivalente a 4 cv), e pode escolher entre três modos de condução, pode sempre optar por uma condução mais ecológica para tentar fazer mais alguns quilómetros antes de ter que parar para recarregar a bateria. Além do motor elétrico, esta moto elétrica clássica também está equipada com outras tecnologias modernas, incluindo um mostrador digital, carregamento da bateria via USB e botão de ignição com chave inteligente.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.