M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A adesão dos construtores de motociclos à eletrificação está a aumentar, e depois da Harley-Davidson, agora é a vez de outra marca tradicional anunciar a criação da sua primeira moto elétrica. A Ducati, atualmente propriedade do Grupo Volkswagen, está muito perto de colocar em produção uma moto com um propulsor elétrico, de acordo com declarações do seu presidente, Claudio Dominecali, esperando-se que o primeiro modelo esteja à venda na segunda metade de 2020.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Ducati já tem um protótipo elétrico, a moto Zero FX, que foi idealizada em conjunto com alunos da Escola de Design do Instituto Politécnico de Milão. Enquanto esta moto é claramente inspiradas nas máquinas de competição que a marca italiana no Campeonato do Mundo de MotoGP e nas Superbikes, a sua tecnologia já foi usada numa moto de turismo, a Ducati Hypermotard pessoal de Claudio Domenicali. A Ducati também já tem alguma experiência na construção de bicicletas elétricas, mas esta vai ser a primeira vez que vai ter um veículo elétrico de produção em série de conceção inteiramente sua.

Embora tenha mais experiência na criação de motos desportivas, uma Ducati elétrica poderá não ser necessariamente igual a estas, tal como a Harley não vai fazer uma moto elétrica tradicional quando o construtor americano lançar o seu primeiro produto neste segmento. A principal concorrente da Ducati será a Energica, uma marca nova, também italiana, lançada em 2014, que constrói motos desportivas elétricas. Como parte do Grupo VW, a marca italiana poderá beneficiar da experiência da casa-mãe com a plataforma MEB que vai dar origem à família VW I.D. de automóveis elétricos.