Num circuito técnico como o de Montmeló, Oliveira obteve como melhor tempo uma volta em 1.40,752s, quedando-se a 1,332s do tempo do francês Quartararo. Atrás de si, ficou o seu companheiro de equipa na Tech3, Hafizh Syahrin.
Quanto à luta pela pole position, Quartararo bateu o espanhol Marc Márquez (Repsol Honda), campeão do mundo em título, por apenas 15 milésimos de segundo, tendo este sido o único piloto a não tripular uma Yamaha nos cinco primeiros lugares. A prestação do francês foi surpreendente na medida em que há apenas duas semanas foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao braço.
Na terceira posição ficou o espanhol Maverick Viñales (Monster Yamaha), a 0,226s de Quartararo, ao passo que Franco Morbidelli (Petronas SRT Yamaha), que protagonizou uma queda violenta na terceira sessão de treinos livres, conquistou o quarto melhor tempo, gastando apenas mais 0,001s do que Morbidelli. A quarta Yamaha em cinco posições possíveis foi tripulada por Valentino Rossi (Monster Yamaha), que ficou em quinto, a 0,269s.
A melhor das Ducati oficiais foi tripulada por Andrea Dovizioso, na sexta posição, a 0,293s da pole.
O dia ficou marcado por um pequeno ‘arrufo’ entre os espanhóis Marc Márquez e Jorge Lorenzo, companheiros de equipa na Honda, com o campeão a sentir-se prejudicado por Lorenzo numa volta lançada durante a terceira sessão de treinos livres.Miguel Oliveira é o 19.º classificado do campeonato, com oito pontos. Marc Márquez lidera, com 115 pontos, mais 12 do que o italiano Andrea Dovizioso (Ducati).
Com Lusa.