Miguel Oliveira (Red Bull KTM Tech3) vai partir do 18° lugar para o Grande Prémio de Austin, nos Estados Unidos da América (EUA) num evento em que a pole position foi alcançada pelo espanhol Marc Márquez, da Repsol Honda, enquanto o seu rival no campeonato, Andrea Dovizioso (Mission Winnow Ducati) não foi além do 13° melhor tempo.

Num fim de semana que tem sido acompanhado por alguma chuva no traçado desenhado em Austin (conhecido por COTA – Circuit of the Americas), Márquez voltou a demonstrar a sua competitividade com a Honda, batendo Valentino Rossi, da Yamaha, com uma volta em 2.03,787s, batendo a Monster Yamaha de Valentino Rossi, que ficou a 0,273s.

Cal Crutchlow (LCR Honda) foi o terceiro melhor na qualificação, gastando mais 0,360s na sua volta do que o autor da pole, com Jack Miller (Pramac Ducati) a ser o quarto, mas já a mais de meio segundo, quebrando-se um ideal de competitiva de no MotoGP. Pol Espargaro (Red Bull KTM) ficou em quinto logo à frente da outra Monster Yamaha, de Maverick Vinales.

O cancelamento de duas das sessões de treinos livres devido à chuva também não ajudou os pilotos a encontrarem as afinações ideais para o circuito americano que é bastante técnico. Um dos prejudicados acabou por ser Miguel Oliveira, que teve pouquíssimo tempo para afinar a sua KTM, algo que em ano de estreia na categoria e com a moto se revela crucial na obtenção de bons resultados.