Para Atkinson, como não são necessários elementos tradicionais das motos, nomeadamente um depósito de gasolina, que é principal condicionante ao trabalho de design, ficou livre para criar um conceito completamente novo, a partir do zero, procurando o elemento “X” para dar corpo à sua criação. A Racer-X é realmente inspirada num X, que ladeia o chassis tubular de alumínio e as rodas. À primeira vista, pode parecer pouco prático em curva, visto que estas folhas de fibra de carbono, em forma de X, ficam muito próximas do chão. A suspensão e direção agora estão interligadas, com o guiador controlado com um servomotor.
O motor e a bateria foram emprestados por John Sullivan, engenheiro da Universidade Purdue e, tal como Atkinson, presença constante nas tentativas de recorde de velocidade que têm lugar todos os anos no Lago Salgado de Bonneville, nos Estados Unidos. O sistema usa um motor e bateria retirados ao Nissan LEAF, mas preparados para tirar melhor partido do baixo peso, melhorando a aceleração e permitindo alcançar uma velocidade máxima mais elevada. Mas para já a Racer-X não vai andar muito na estrada, pois vai ficar um ano em exposição no Museu Automóvel Peterson, em Los Angeles.
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