À falta da Cybertruck da Tesla, há uma alternativa de visual radical mas de duas rodas. Neste caso, a Cyber Concept da marca de veículos elétricos Zeeho criada pela chinesa CFMOTO, que é representada em Portugal pela Puretech e que deverá chegar ao nosso país ao longo do próximo ano.

O leque de setores abrangidos pela CFMOTO é bastante vasto, indo do fabrico de motores de refrigeração líquida até às moto4, UTV, SSV, motos de trail, naked ou desportivas, mostrando-se como uma das marcas mais tecnologicamente avançadas da China. No entanto, para ter sucesso fora do seu mercado – sobretudo na Europa –, a CFMOTO optou por uma abordagem visual mais aguerrida, com linhas desenhadas pelo designer Gerald Kiska, que faz parte do júri dos Red Dot Awards, e componentes de marcas como a Bosch, Continental ou KYB.

Graças a esta combinação de fatores, a marca experiencia atualmente um crescimento de vendas a nível mundial muito rápido, entrando no segmento dos veículos de emissões zero (ZEV), mais concretamente no setor das duas rodas eletrizadas.

Desenhada pela equipa do gabinete Kiska Design, a Zeeho Cyber Concept destaca-se desde logo por uma imagem agressiva de linhas futuristas, esguias e desportivas, sobressaindo a iluminação integral em LED ou os piscas integrados em estilizados apêndices aerodinâmicos. A aceleração dos zero aos 50 km/h cumpre-se em 2,9 segundos, podendo prosseguir até à velocidade máxima de 110 km/h. Conta com um conjunto motriz Zeeho Cobra, com motor de 10 kW de refrigeração líquida e montado em posição central, com pico de binário de 21,3 Nm.

As baterias de iões de lítio, desenvolvidas pela Farasis (que colaborou de perto com a Venturi na Fórmula E e criou soluções de futuro para a Mercedes Benz entre muitos outros) têm capacidade de 4 kWh e podem ser facilmente removidas para carregamento. Garantem 130 quilómetros de autonomia e podem receber 80% da carga em apenas 30 minutos, sendo capazes de cumprir mais de 2500 ciclos de carga ao longo da vida útil. Elementos integrados em chassis de tecnologia inspirada nas treliças da KTM, com suspensões ajustáveis, travões Brembo (215 mm) e pneus Pirelli Diablo.

A eletrónica foi especificamente desenvolvida pela Bosch, com sistema de estabilidade com três modos de condução (Eco, Street e Sport). Na conetividade, o utilizador pode ligar o painel de instrumentos TFT ao smartphone através da app da Zeeho para telefonar, ouvir música ou obter dados de navegação. Não falta também a visão 360º, graças às seis câmaras de alta definição que permitem ver tudo o que se passa à volta da Zeeho Cyber.

A Puretech é representante em Portugal da marca CFMOTO, mas abrange outros componentes e áreas, como os veículos MITT, os pneus e câmaras de ar Michelin, Gibson e Tubliss, lubrificantes ELF, baterias e carregadores Unibat, componentes e acessórios WRP (Works Racing Parts), equipamentos W2, botas W2, capacetes Lazer e lâmpadas Osram.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.