Kevin Schwantz foi uma das principais estrelas do Campeonato do Mundo de Motociclismo nos anos 80 e 90, tornando-se campeão de 500cc, a classe antepassada da atual MotoGP, em 1993. No entanto, os fãs do motociclista americano concordam que teve o seu melhor andamento na temporada de 1989, e a moto que usou nesse ano vai ser completamente restaurada.

A operação vai ter lugar no certame Motorcycle Live, que vai ter lugar em Birmingham, na Inglaterra, a partir do próximo dia 18, e vai ser feita em frente ao público, no stand da Suzuki. A RGV500 de 1989 vai ser restaurada por Nathan Colombi, mecânico-chefe da Team Classic Suzuki, utilizando peças do programa de peças vintage da marca japonesa.

Schwantz foi quarto classificado em 1989, mas teria sido um sério candidato à conquista final do título se não fossem os cinco abandonos a meio da época. O americano da Suzuki venceu três Grandes Prémios, o mesmo número de triunfos do campeão Eddie Lawson e do vicecampeão Wayne Rainey, e teve ainda três segundos lugares.