Malandra. É o substantivo que melhor adjetiva o que nos ocorre ao olhar para a XSR 700 Xtribute. Um guiador largo, o assento direito, foles nas suspensões, a pintura com gráficos exclusivos, as jantes douradas e os pneus para piso misto são o prenúncio de diversão garantida.

Estamos perante uma homenagem à icónica XT 500, apresentada no salão automóvel de Tóquio em 1975, com que o piloto Cyril Neveu haveria de vencer a primeira edição do Paris Dakar, em 1979.

Claro que estamos a falar de motos muito diferentes e o termo “tributo” é isso mesmo, uma alusão a algo do passado, mas neste caso o resultado cumpre dois propósitos: a devida homenagem à moto histórica e a criação de um modelo “scrambler” urbano, tão apreciado pelo mercado atual.

A XSR 700 XTribute convida a andar de pé por curtos períodos, desde que a estatura do piloto não seja muito alta. Aceita com facilidade o desafio de rolar por estradões de terra batida ou até mesmo areia compacta, revelando um conforto inesperado tendo em conta o reduzido curso das suspensões. A base é exatamente a mesma da XSR 700 normal: temos o já conhecido bicilindrico paralelo com 689cc, com um desempenho brilhante, muito torque e uma aceleração forte, mas linear. O seu funcionamento é simples e não precisa de recorrer a eletrónica complexa, como acelerador eletrónico e mapas de motor. Tem ABS básico na travagem, que não pode ser desligado, mas não é intrusivo e a potência é suficiente para podermos usar apenas um dedo na manete quando andamos na cidade.

Toda a herança da MT-07 significa que é uma moto que tanto podemos levar para a nossa estrada com curvas predileta, como utilizá-la como meio de transporte diário para o trabalho, com a garantia de o fazer com fiabilidade e segurança. Este modelo é também um piscar de olho à vaidade dos motociclistas e, se é personalização que pretendem, podem tornar a sua XSR 700 XTribute ainda mais exclusiva com a gama de acessórios que a marca disponibiliza para o efeito. O sistema de escape com montagem elevada Akrapovič assim como o farolim traseiro são exemplo de opcionais que estavam montados já na unidade ensaiada e que a tornam mais difícil de resistir.

A XTribute é a prova de que uma moto “simples” não tem de ser chata. E tendo muita ou pouca experiência é impossível algum motociclista andar nela sem se divertir.

Ficha técnica

Tipo de motor: 2 cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulasCilindrada689 cm³

Potência máxima: 55.0kW (74.8CV) @ 9,000 rpm

Sistema de suspensão dianteira: Forquilha telescópica, Curso dianteiro130

Sistema de suspensão traseira: Braço oscilante, Tipo Link mm, Curso traseiro130 mm

Travão dianteiro: Disco duplo hidráulico, Ø282 mm

Travão traseiro: Monodisco hidráulico, Ø245 mm

Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17M/C(58V) (Tubeless)

Pneu traseiro: 180/55 ZR 17M/C(73V) (Tubeless)

Altura do assento: 845 mm

Peso: (incluindo óleo e gasolina) 188 kg ABS

Capacidade Dep. Combustível: 14L

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