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11 supercarros só para quem tem jeito para conduzir

ASTON MARTIN DBS SUPERLEGGERA Evolução do DB11, ganha uma nova carroçaria capaz de gerar 120 kg de carga aerodinâmica. O peso foi reduzido de 1875 para 1693 kg, enquanto o motor 5.2 V12 biturbo subiu dos 608 para os 725 cv, com novas válvulas de escape. O chassis ganhou novos amortecedores adaptativos.
AUDI R8 V10 PLUS Lançado como versão de topo do R8, a variante plus usa o mesmo motor 5.2 V10, mas com a potência ampliada de 540 para 610 cv. Pesando os mesmo 1454 kg (graças a uma carroçaria que é uma mistura de alumínio e plástico reforçado com fibra de carbono) e contando com tração integral permanente, consegue atingir os 330 km/h de velocidade máxima.
CHEVROLET CORVETTE ZR1 O Corvette sempre foi um dos carros preferidos dos fãs e das casas de tuning para modificar. Mas a própria Chevrolet insiste em encontrar os limites do seu desportivo. E a variante LT5 do bloco LSx ganha injeção dupla, um compressor de grandes dimensões e um intercooler para saltar dos 461 para os 765 cv, controlados por uma caixa manual de sete velocidades. Peças em carbono e um pacote aerodinâmico (com duas asas diferentes à escolha) e pneus Michelin Sport Cup 2 completam o conjunto, que lhe permite deixar para trás muitos desportivos europeus.
DODGE CHALLENGER SRT REDEYE Se o Hellcat Demon já era considerado um demónio difícil de controlar, então o Redeye é só para especialistas. Este muscle car foi feito, essencialmente, para andar depressa em linha reta. E para isso, o motor 6.2 V8, que já tinha 717 cv, agora sobe para os 808 cv, que lhe permite percorrer 400 metros em 10,8 segundos e atingir os 327 km/h. Para ter mais aderência, ganha pneus e jantes com 20 polegadas, que necessitam de guarda-lamas especiais, alargando o carro em 9 cm.
FERRARI 488 PISTA Quem quer um Ferrari, imagina ser um piloto de corridas. Por isso, esta variante do 488 usa a mesma pintura do carro que foi campeão do mundo de GT, incluindo o número 51. A Ferrari aumentou a potência do motor 3.9 V8 biturbo de 670 para 720 cv, para o que não é preciso muito. Tem também um novo difusor de ar e uma asa em fibra de carbono. De resto, as modificações foram feitas no interior, incluindo tapetes especiais em decorações com a cor da bandeira italiana ou em fibra de carbono.
JAGUAR F-TYPE SVR A Jaguar voltou à sua antiga imagem desportiva quando criou a divisão SVO, para criar modelos exclusivos. No caso do F-Type, a versão SVR usa o mesmo 5.0 V8 com compressor da versão de topo antiga, mas com potência aumentada de 550 para 575 cv, que lhe permite atingir os 322 km/h. Mas o chassis também foi melhorado com novos amortecedores e barra estabilizadora, jantes de 20 polegadas e pneus mais largos. Na aerodinâmica, ganhou novos difusores de ar à frente e atrás, fundo plano e uma asa que se ajusta conforme as necessidades do condutor. Também ficou 16 kg mais leve.
LAMBORGHINI HURACAN PERFORMANTE Na Lamborghini, potência a mais é coisa que não existe. Por isso, para fazer a versão Performante do Huracan, o motor 5.2 V10 que a marca italiana partilha com a Audi foi mexido, saltando dos 610 para os 640 cv graças a um novo coletor de bronze. Novas peças da carroçaria em fibra de carbono também reduziram o peso em 40 kg. Finalmente, peças móveis no difusor dianteiro e uma nova asa traseira asseguram que a carga aerodinâmica muda conforme o carro está a acelerar em reta ou em curva.
MCLAREN 600LT Hoje em dia, a McLaren traduz a sua experiência de F1 em carros de estrada, para depois levá-los de volta para a pista. É o caso do 600LT, um carro que pode circular em qualquer rua ou caminho, mas que está mais à vontade com curvas apertadas. Para isso, a McLaren inspirou-se no F1 GTR dos anos 90, criando uma carroçaria 74 mm mais comprida, graças aos novos difusores aerodinâmicos e à nova asa traseira. Em comparação com o 570S, a adoção de peças novas levou a uma poupança de peso de 96 kg. Finalmente, o motor 3.8 V8 biturbo vê a potência subir dos 570 para os 600 cv, graças a um novo intercooler.
MERCEDES-AMG GT R Desenvolvido para navegar pelo "inferno verde" do Nürburgring, a versão R do Mercedes-AMG GT não precisa de muito para fazer o motor 4.0 V8 biturbo saltar dos 510 para os 585 cv, com novos turbos e eletrónica. Mas o mais importante são as modificações no chassis, que incluem novos difusores de ar, uma asa capaz de gerar 155 kg de carga aerodinâmica, nova barra estabilizadora da suspensão, amortecedores ajustáveis magneticamente e um controlo de tração com nove posições ajustáveis. Novas peças em alumínio e carbono cortaram 15 kg no peso final.
NISSAN GT-R50 BY ITALDESIGN A Nissan vai lançar este modelo, que ganhou uma corrida especial desenhada pela famosa firma de design fundada por Giorgio Giugiaro, e vai ter direito a uma série limitada a 50 unidades, para festejar o 50.º aniversário do Skyline GT-R e da Italdesign. A versão Nismo já consegue extrair 600 cv do motor 3.8 V6 biturbo, mas a firma italiana aumentou a potência para 720 cv com turbos maiores, injeção de alta pressão e cambota reforçada. O chassis recorre a novas suspensões com amortecedores Bilstein, travões Brembo e pneus Michelin Super Sport calçando jantes de 21 polegadas.
PORSCHE 911 GT2 RS Parece não haver limite para a evolução do Porsche 911. Neste caso, a potência subir dos 620 para os 700 cv em relação à geração anterior, e dos 580 cv do 911 Turbo S atual. Além de turbos maiores e uma cambota reforçada, ganhou novos pistões e admissão de ar. A caixa manual desaparece de vez, usando apenas a caixa de dupla embraiagem e sete velocidades. O controlo de tração PSM permite ajustar o diferencial e a força de amortecimento, mas vários elementos das forças e pressões no chassis são ajustados automaticamente para manter o carro estável nas curvas, melhorando a velocidade e os tempos por volta, se quiser levar o carro para a pista.

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Hoje em dia, está na moda os supercarros terem 1000 cv de potência ou mais. Mas de que importa um carro ser tão potente, se não é possível tirar proveito deles? Há mais num automóvel que simplesmente acelerar muito depressa e ver a agulha a apontar para a direita no velocímetro. Os carros desportivos precisam de ser tão interessantes em curva apertada como em linha reta.

Por isso, a maior parte dos modelos escolhidos para esta lista tem potências na casa dos 600 e 700 cv. Mas as marcas quiseram trabalhar para construir chassis capazes de explorar as capacidades destes motores tanto em baixa como alta rotação, além de oferecerem aos seus condutores emoções em cada momento a que estão ao volante. Por isso, também não são carros que podem ser conduzidos por toda a gente. Não basta ter dinheiro para comprar, também é preciso aprender a lidar com o seu temperamento e a conhecer os seus segredos.

Alguns destes supercarros são construídos pelos “suspeitos do costume”, como a Porsche, Ferrari, Lamborghini ou McLaren. Mas também é possível encontrar carros desportivos de casas mais generalistas como a Mercedes, Audi e Nissan, de marcas de luxo como a Aston Martin, assim como os modelos tipicamente americanos, como o Corvette da Chevrolet e o Challenger da Dodge. Seja qual for o modelo, é garantido que foi alvo de uma evolução para lhe dar o caráter necessário para ser exclusivo.