Contacto – Harley-Davidson Street Glide ST

01/04/2024

Apresentada em 2020, a gama Street Glide cedo se assumiu como uma importante “player” na gama americana e o sucesso não se fez esperar. Uma moto com design moderno e arrojado, mas que não perde pitada da clássica essência das puras “baggers” americanas. Esta versão ST que aqui apresentamos é absolutamente dominante!

 

Quem anda de moto há muitos anos, pensa de forma diferente face à nova geração de utilizadores. Se para muitos a essência das Harley-Davidson vai-se perdendo aos poucos, para outros tantos significa evolução. Mas no final do dia, o que interessa é ter um produto final que consiga oferecer aquilo que os utilizadores realmente procuram numa moto, que no caso de uma bagger é estilo, conforto para viagens de média distância e bom desempenho dinâmico. Tudo isto é precisamente o que a Street Glide ST oferece e muito mais! Nesta versão em específico, o brutal motor de dois cilindros em V Milwaukee-Eight de 117 polegadas (1923 cc) oferece um demolidor binário de 168 Nm logo às 3500 rpm e uma potência de 103 cv às 5450 rpm. Mas não só, a estética é arrebatadora e melhor ainda, é que esta bagger apresenta um perfil mais desportivo, com as dimensões longe de intimidarem até os menos experientes ou os utilizadores mais maduros.

É a medida certa e o equipamento extra que esta versão aqui apresentada e por nós testada, trazia instalado (ver caixa) não só permitiu alterar por completo o comportamento dinâmico da moto, mas como o conforto e desempenho geral.

 

Tudo controlado

A evolução do mercado e as próprias exigências dos clientes, cada mais refinadas, obrigam os fabricantes a dotarem os seus modelos de alguns sistemas imprescindíveis nos dias que correm, mas que todos nós agradecemos, até mesmo os mais puristas ficam rendidos, depois de terem a oportunidade de testar um destes modelos da nova geração e esta ST em particular. Assim e para nos ajudar a domar os brutais 168 Nm de binário, temos dois modos, o normal, onde temos toda a potência disponível, mais um modo “Chuva” que embora não limite a potência, brinda-nos com uma entrega de potência mais dócil, que faz toda a diferença. Depois, há que contar ainda com o controlo de tração e o ABS, este obrigatório por lei, mas cada vez mais eficaz e com melhor tacto. Mas há mais, é que graças à eletrónica, o ABS e o controlo de tração estão optimizados para curva e isso nota-se perfeitamente quando a meio de uma trajectória travamos e não somos brindados com o “levantamento imediato” da moto que nos faz perder a trajectória… Antes pelo contrário, permite-nos ajustá-la sem sobressaltos e continuar a viagem como se nada fosse.

A dar uma preciosa ajuda dinâmica, tivemos os amortecedores Öhlins Screamin Eagle com ajustes mais “à mão” e totalmente personalizáveis. É certo que a ST que aqui vêm estava, no geral, mais firme e dura, penalizando um pouco o conforto, também é verdade que estava no “ponto” para quem gosta de uma condução mais empenhada e desportiva. Da nossa parte, perdoámos as dores no rabo nos primeiros dias, pela enorme satisfação de explorar este brutal Milwaukee-Eight de 117” que nos deixou absolutamente rendidos, até mesmo se os escapes Screamin Eagle estão longe de nos brindar com o “grito” de outros tempos…

O painel de instrumentos TFT é altamente evoluído em complexo (temos indicação da pressão dos pneus e GPS, por exemplo), com toda a informação necessária para conseguirmos controlar o funcionamento da Harley-Davidson Street Glide ST, funciona por toque e apresenta-se muito fácil e intuitivo de usar depois de estarmos devidamente familiarizados com ele. Naturalmente que temos conectividade com os nossos smartphones e naturalmente que contamos com o poderoso sistema de som e infotainement Boom! Box GTS! O largo painel TFT serve de complemento aos outros quatro mostradores analógicos incluídos igualmente na parte interior da carenagem dianteira estilo “bat wing”.

 

Vício insaciável

Confesso que quando fui levantar a Harley-Davidson Street Glide ST à Harley-Davidson Lisboa fiquei um pouco apreensivo porque gentilmente me explicaram o equipamento que a moto trazia instalado como extra, que me agradou bastante ao olhar, mas que por outro lado prometiam uma moto mais dura! É verdade, mas rapidamente o corpo se habituou à maior rigidez e para ser sincero, muito provavelmente se tivesse a ponderar comprar uma Street Glide ST, olharia com muita atenção para alguns destes extras para melhorar o funcionamento do conjunto.

Assim que arranquei, o sorriso saltou de imediato para o rosto, o brutal toque do acelerador fez saltar uma expressão na minha cabeça “é isto mesmo, uma estética muito bem conseguida, boa capacidade de carga graças às malas laterais, uma moto ágil e com o motor brutal”! A verdade é que eu não posso negar que tenho um carinho especial por este tipo de motos, as bagger! A caixa de seis velocidades mostrou-se bem escalona-da, com o poderoso binário a fazer parecê-la curta e com um tacto um pouco firme, mas ainda assim, muito melhor face às anteriores gerações. O motor sobe rápido de rotação e o musculado binário faz com que possamos rodar numa mudança alta a baixa velocidade sem que o Milwaukee-Eight reclame muito.

As suspensões mostraram-se perfeitas para quem gosta de um estilo mais desportivo e, consequentemente mais duras, dando grande agilidade ao conjunto, mesmo se o peso aponta a uns impactantes 353 kg. Na verdade, como conseguimos apoiar ambos os pés no chão não nos sentimos intimidados pelo peso e em andamento, com as alterações já mencionadas, temos como resultado final um conjunto ágil e muito divertido de conduzir.

A postura de condução é descontraída, os ângulos de inclinação são generosos e só tocamos com os pousa-pés no solo se quisermos e é uma moto muito rápida, estável e muito fácil de explorar.

O preço de venda desta versão Street Glide ST tem início nos 36 000€ e os consumos superam ligeiramente os 6 litros por cada 100 km percorridos, mas será sempre o punho direito a ditar se gastamos mais ou menos combustível.

 

Por: Domingos Janeiro
Fotos: Paulo Calisto

 

FICHA TÉCNICA:

  • Harley-Davidson Street Glide ST
  • Preço: a partir de 36 000 €
  • Motor: Milwaukee-Eight 117”, dois cilindros em V, 4T, refrigeração por ar e líquido
  • Distribuição: Árvore de cames, hastes e balanceiros, 4 válvulas por cilindro
  • Diâmetro x Curso: 103,5 x 114,3 mm
  • Cilindrada: 1923 cc
  • Potência Máxima: 103 cv às 5450 rpm
  • Binário Máximo : 168 Nm às 3500 rpm
  • Embraiagem: Multidisco em banho de óleo
  • Caixa: Seis velocidades
  • Final: Por correia
  • Quadro: Duplo berço em tubos de aço
  • Suspensão Dianteira: Forquilha invertida, com válvula Dual Bending de 49 mm
  • Suspensão Traseira: Dois mortecedores Öhlins totalmente ajustáveis
  • Travão Dianteiro: Dois discos, pinças de 4 pistões, Reflex Linked Brake System, ABS
  • Travão Traseiro: Disco, pinça de 4 pistões, Reflex Linked Brake System, ABS
  • Pneu Dianteiro: 130/60 x 19
  • Pneu Traseiro: 180/55 x 18
  • Comprimento Máximo: 2400 mm
  • Largura Máxima: n.d.
  • Altura do Assento: 710 mm
  • Distância entre Eixos: 1625 mm
  • Capacidade do depósito : 22,7 litros
  • Peso (em ordem de marcha): 353 kg
  • Cores: Preto, cinzento e azul
  • Garantia: 3 anos
  • Importador: Harley-Davidson Ibérica