#46: Número de Rossi no MotoGP não será de mais ninguém

29/05/2022

O número 46 usado pelo italiano Valentino Rossi foi oficialmente retirado do Mundial de MotoGP.

Com nove títulos de campeão no Mundial de velocidade (sete dos quais na categoria principal entre 500 cc e MotoGP), Valentino Rossi é um dos pilotos mais bem-sucedidos de sempre em duas rodas. E, a partir de agora, nenhum outro poderá envergar o dorsal #46, que é marca registada de “Il Dottore”.

Ao longo da sua carreira, o italiano deu várias explicações para nunca abdicar do mítico #46, a principal estava diretamente ligada ao percurso profissional do seu pai, Graziano Rossi, que usava este mesmo número naquela que foi a sua melhor temporada como piloto, em 1979, o ano do nascimento de Rossi.

O português Jorge Viegas, presidente da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), entregou um troféu com o número 46 ao nove vezes campeão mundial. Valentino Rossi abandonou a competição no final de 2021, após 26 temporadas, em que conquistou um título de 125cc, um de 250cc e sete de 500cc/MotoGP, com 432 corridas disputadas, passando a dedicar-se às corridas de Grand Turismo (GT), em automóveis.

«Obrigado por isto, foi muito bom, é uma pena não ter podido correr mais três ou quatro anos. Começaram-me a doer as costas, os joelhos e aí percebi que já estava velho», brincou o antigo piloto da Aprilia, Honda, Yamaha e Ducati.

O #46 de Rossi junta-se à lista de outros dorsais retirados, como o #34 de Kevin Schwantz, o #65 de Loris Capirossi, o #58 de Marco Simoncelli, o #74 de Daijiro Kato, o #39 de Luis Salom (número retirado no Moto2) e ao #50 de Jason Dupasquier (Moto3).