Confusão. 49% dos portugueses que afirmam ter um SUV na garagem conduzem afinal um automóvel de outro segmento.

Os SUV são o formato de carroçaria da moda na indústria automóvel e já representam mais de 40% do total do mercado de veículos novos vendidos em Portugal. Mas, agora, um estudo da Cetelem revela que muitos automobilistas que acreditam que conduzem um destes modelos… estão enganados.

A própria designação gera confusão: SUV, acrónimo de Sport Utility Vehicle, remete para a combinação dos conceitos tradicionais de “utilitário” e “desportivo”, referindo-se por um lado à natureza prática deste tipo veículo, ao mesmo tempo que fará alusão à noção de lazer ao ar livre.

E, na prática, são muitos os consumidores que erram na sua avaliação, como atesta o estudo do Observador Cetelem Automóvel, que pediu a 11.000 automobilistas que identificassem entre nove silhuetas as que eram SUV.

Resultado: apenas o Greatwall Haval, o Honda CR-V e o Range Rover foram percecionados enquanto SUV por um em cada dois indivíduos, ao passo que o Peugeot 3008 é tido como pertencente a esta família de veículos apenas por um quarto dos inquiridos.

Parece que é, mas não é…

No mesmo sentido, quando questionados se são ou não proprietários de um SUV, 49% dos automobilistas em Portugal que acreditam ser proprietários de um veículo com estas características estão enganados, e 3% dos que são efetivamente proprietários asseguram, de modo incorreto, que conduzem outro tipo de carro.

Na Europa, o número de condutores que pensam ser proprietários de um SUV, embora não o sejam, também é alto (45%), mas é em países como o Brasil e o México que essa falha de perceção é mais comum (68% e 62%, respetivamente).

Para o estudo Observador Cetelem Automóvel 2022, “a definição utilizada foi suficientemente ampla para refletir a multiplicidade deste segmento, incluindo todas as viaturas do tipo familiar com linhas similares às dos todo-o-terreno desportivos. Apesar da diversidade da gama foram também consideradas certas particularidades que caracterizam todos os SUV: um veículo e uma posição de condução elevados; altura, volume e interior generoso em comparação com veículos do mesmo tamanho. Embora isto não seja uma regra geral, alguns SUV podem ainda ter tração às 4 rodas ou capacidades de reboque elevadas”.