500.000 km depois, como está o motor deste Toyota?

27/11/2023

Os automóveis feitos para durar uma vida são cada vez mais coisa do passado. Hoje, quando vemos um carro com um conta-quilómetros a ostentar, por exemplo,300 000 quilómetros, achamos que já viveu duas vidas, e que está prestes a render a alma ao criador. Contudo, nem sempre é assim. Ainda há muitas marcas que se dedicam a produzir modelos que, devidamente mantidos, duram, duram… e duram, sem darem grandes “chatices” aos seus proprietários. Está provado que a longevidade de um automóvel depende muito da utilização e do cuidado com a sua manutenção. Tal como acontece com o corpo humano, é importante estar atento aos sinais alerta e recorrer aos serviços dos especialistas sempre que algo parece não estar bem, de forma a prevenir males maiores.

Claramente o caso do proprietário que manteve este Toyota Prius durante 17 anos, contabilizando um total de 500 mil quilómetros percorridos.

O canal de YouTube Speedkar99 fez questão de mostrar o estado em que se encontra o motor 1NZ-FXE, com 1,5 litros e quatro cilindros, após todo este tempo de utilização. E não é para menos, parece pronto para encarar sem sobressaltos mais uma vida na estrada.