55% dos portugueses querem trocar o carro pela bicicleta

04/06/2022

Mais de metade dos portugueses quer parar o automóvel e usar a bicicleta nas deslocações de todos os dias.

De acordo com uma sondagem promovida pela App Fixando, por ocasião do Dia Mundial da Bicicleta, que se assinalou a 3 de junho, os portugueses estão cada vez mais adeptos das novas formas de mobilidade urbana. De acordo com o estudo realizado junto de 827 utilizadores, 65% dos portugueses estão a pensar substituir, de forma gradual, o seu automóvel pela bicicleta e 55% vai fazê-lo nos próximos anos.

Entre os motivos que justificam o atraso na mudança estão ainda a coexistência perigosa com os automóveis (56%), a inexistência de ciclovias em número suficiente (45%) e as distâncias demasiado longas, revelou a plataforma (45%).

Dos utilizadores inquiridos, 31% afirmaram utilizar frequentemente a bicicleta, sendo que 70% o fazem apenas de forma lúdica e 30% nas suas deslocações casa-escola-trabalho.

“Apesar do crescimento das ciclovias em número e em utilização, estas continuam a ser francamente insuficientes para que a transição para este meio de transporte registe números mais expressivos”, explicou Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando.