Suíços da Picasso Automotive prometem “o automóvel em carbono mais louco de todos os tempos”. Produção arranca este mês.

Fundada por Stefano Picasso, a marca suiça Picasso Automotive (nada tem a ver com o polémico pintor francês que chegou a dar nome a um monovolume da Citroën…), vai apresentar o seu primeiro automóvel no início da próxima semana.

“O automóvel em carbono mais louco de todos os tempos”, é assim que o novo fabricante anuncia este Picasso PS-01, começa a ser produzido ainda este mês, mantendo o formato de coupé do protótipo conhecido em 2021 e a maioria das suas caraterísticas excecionais. Entre estas está, por exemplo, o recurso massivo à fibra de carbono (o modelo utiliza, alegadamente, o maior painel naquele material alguma vez usado num carro, com cerca de 3,2 metros de comprimento), para aposta em fórmula de sucesso: potência e baixo peso. A fibra de carbono é material também usado no subchassis traseiro, com tecnologia importada das corridas de resistência da categoria LMP2, permitindo um peso total a rondar os 900 kg.

A relação peso/potência anunciada era de fantásticos 1,5 kg/CV, mas a empresa não já revelou que não vai manter o motor V6 biturbo de 600 cv do protótipo, remetendo mais detalhes sobre a mecânica para a data da apresentação oficial, a 8 de junho.

Confirmados estão os parceiros de renome no projeto: a caixa de velocidades é da Saved, a Sabelt fornece os cintos de segurança, enquanto a Ohlins é responsável pela suspensão.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.