Para a cidade e muito mais. O novo Zeekr X combina uma série de atributos técnicos e tecnológicos de última geração para oferecer uma experiência de condução conectada e avançada, tirando partido da sua ligação ao Grupo Geely, que detém outras marcas como a Volvo, Polestar, Lynk & Co e Lotus. A marca chinesa junta a isso uma ambição concreta de se destacar pelos seus próprios meios, empenhando-se em áreas como a conectividade ou a sustentabilidade.
Medindo 4432 mm de comprimento, 1566 mm de altura e 2750 mm de distância entre eixos, o Zeekr X tira partido da plataforma SEA da Geely (usada em modelos como o smart #1 ou o Volvo EX30) para um bom aproveitamento do espaço interior, apesar das extremidades bastante curtas para facilitar as manobras urbanas e maior imponência visual.
Neste sentido, a Zeekr revela que muitos detalhes foram desenvolvidos para uma sensação de maior qualidade e requinte, como as portas sem molduras, o mesmo sucedendo com os espelhos retrovisores exteriores. Para garantir uma maior eficiência aerodinâmica, o X recorre a alguns ‘truques’, como os puxadores das portas retráteis ou os já referidos espelhos retrovisores sem molduras, para um coeficiente de arrasto de 0.28 Cd, o que tem o condão de incrementar a autonomia.
Habitáculo refinado
A bordo, o Zeekr X revela a sua faceta mais ecológica, com recurso a materiais sustentáveis, recusando o couro tradicional em favor de tecidos produzidos com materiais reciclados, de tato macio e perfurado para conforto adicional. O lado tecnológico é outro dos elementos principais do interior do novo X, recorrendo a dois ecrãs de alta definição, um de 8.8” para o painel de instrumentos e outro, de 14.6”, em posição ‘flutuante’, para o sistema de infoentretenimento e funcionalidades do veículo. O condutor beneficia, ainda, de tecnologia head-up display de 24.3” com realidade aumentada, numa funcionalidade de série que consegue projetar gráficos no próprio para-brisas, seja de instruções de navegação, seja de alertas de segurança.Concebido sob a premissa de um cockpit digital, o Zeekr X recorre a rede 5G para transmissão de dados e funções de conectividade para uma experiência de utilização avançada. No centro das operações está o chio Qualcomm 8155 de última geração, cujo poder computacional é dos mais elevados da indústria, permitindo funções como a atualização remota sem fios (‘over-the-air’). O assistente de comandos por voz com reconhecimento de voz natural para controlar uma série de funções, como a navegação, climatização ou multimédia. O sistema de áudio premium da Yamaha, com 13 altifalantes, é outra das particularidades do Zeekr X.
Mas há mais para desfrutar do veículo nos momentos em que este está parado. O ‘Theater Mode’ ajusta automaticamente o posicionamento dos bancos para uma posição ideal para desfrutar do sistema sonoro, enquanto o ‘Pet Mode’, para os animais de estimação, permite ativar a climatização para uma temperatura interior agradável quando um animal de estimação está fechado no habitáculo – fazendo-se acompanhar de uma mensagem no ecrã central para informar de que não se trata de um esquecimento e que o animal está em segurança.
Neste mesmo tópico, realce também para o sistema de deteção de vida a bordo (‘Life Detection’), desenvolvido para proteger as crianças ou animais esquecidos no interior – aqui sim, uma funcionalidade criada para evitar tragédias. No caso de tal acontecer, o sistema irá alertar o condutor ao emitir um alerta no pequeno ecrã do pilar B. Tal como já sucede noutros modelos já disponíveis no mercado, o sistema de ‘Sentinela’ serve de ‘guarda’ ao veículo quando este está estacionado e trancado, gravando um vídeo da área envolvente ao X quando deteta atividade suspeita ou grande proximidade. Os vídeos são alojados numa pen USB.
Outra funcionalidade, usualmente aplicada nos modelos de segmento premium, é a de bancos com massagem, oferecidos no Zeekr X Privilege, a versão mais equipada e mais potente.
O Zeekr X contará com duas versões, uma de tração traseira (Long Range RWD) e outra de tração integral (Privilege AWD), sendo que ambas contarão com uma bateria de iões de lítio de 69 kWh de capacidade com autonomia até 445 quilómetros em ciclo combinado WLTP no caso da versão de motor singular de longo alcance. A versão de dois motores e tração integral regista autonomia declarada WLTP de até 425 quilómetros.
O Long Range RWD debita 200 kW/272 CV de potência e 343 Nm de binário, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 5,6 segundos, ao passo que o Privilege AWD se posiciona no topo, com 315 kW/428 CV de potência e 543 Nm de binário máximo, valendo-lhe aceleração dos zero aos 100 km/h em 3,8 segundos. A velocidade máxima em ambos os modelos está limitada aos 180 km/h.
A bateria (com células fornecidas pela CATL) pode ser recarregada a 150 kW em postos de carga rápida (CC), repondo de zero a 80% da bateria em menos de 30 minutos. O carregador de bordo AC de 22 kW permite recarregar a totalidade da bateria (desde zero) em quatro horas.
O posicionamento da bateria entre os dois eixos permite valorizar o espaço a bordo e manter o centro de gravidade bastante baixo para um comportamento mais dinâmico. Para maior tranquilidade de espírito, a bateria tem uma garantia de oito anos ou 200 mil quilómetros, podendo ser reciclada de acordo com as diretrizes da União Europeia uma vez no final da sua vida.
Em termos de sistemas de segurança, o Zeekr X conta com sete airbags, dos quais os dianteiros estendem-se em torno dos ocupantes dos bancos da frente, promovendo uma melhor proteção. Adicionalmente, os airbags mantêm-se insuflados até seis segundos depois do seu acionamento, reduzindo o risco em caso de impacto secundário. O crossover urbano conta ainda com 19 assistentes de condução, como o cruise control adaptativo, alerta de abertura das portas ao sair do veículo, assistente de autoestrada ou o assistente de manobra evasiva.
Embora não tenha ainda lançamento ou preços previstos para o mercado nacional, o Zeekr X já vem a caminho da Europa, com preços a começarem nos 44.990€ nos Países Baixos e na Alemanha, além de 550.000 SEK (coros suecas) na Suécia.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
