A colecção japonesa centrada em automóveis V12, com um intruso de peso

18/02/2024

Qualquer colecção, seja ela de automóveis ou de miniaturas, por exemplo, deve seguir um tema, para não parecer uma grande confusão. Todo o ambiente onde a colecção se enquadra deve corresponder ao tema, para se tornar um lugar mais acolhedor e daquilo que identifica o seu criador. Este é o caso da colecção de Fujiyama-san que, apesar de ser uma colecção focada em automóveis V12, tem também outros intrusos, mas que tornam o ambiente único.

Para começar, Fujiyama-san tem uma grande paixão por automóveis da Mercedes-Benz, tendo na sua posse três modelos. Para começar, uma carrinha E 280 W124, equipada com o motor de seis cilindros em linha e 2,8 litros de cilindrada. Segue-se o imponente S 600 W140, equipado com jantes da Lorinser e com o motor M120 V12 de seis litros de cilindrada. Este motor foi a base que a AMG utilizou para desenvolver o motor que equipou o Pagani Zonda. Para terminar os automóveis da marca da estrela, o automóvel mais recente é o Mercedes-Benz S65 AMG W222, também equipado com um motor V12 biturbo e seis litros de cilindrada.

A colecção vai da Alemanha para Itália, pois os restantes automóveis são oriundos do país da bota. Logo à entrada da garagem, está presente uma Ducati 749 S, equipada com o motor V-Twin de 748cc com sistema desmodrómico, que debita cerca de 108cv às 10.000 rotações por minuto.

Passando por alguma automobilia e decoração, podemos ver a porta que dá acesso à casa de Fujiyama-san que é uma réplica da mesma porta da casa de Enzo Ferrari na antiga fábrica de Maranello. Outro exemplo de atenção ao detalhe, é o quadro da luz, que foi construído para se parecer com a tampa de um motor. Também é possível ver várias fotografias em quadros dos automóveis que Fujiyama-san teve, entre eles destaca-se o Ferrari Testarossa preparado pela Koenig. Outros elementos que chamam à atenção, são peças de automóveis Ferrari a servir de decoração, como uma grelha traseira de um Ferrari 348 e vários volantes de automóveis da marca do Cavalino Rampante.

Ao fundo da garagem, encontra-se um Lamborghini Countach 25th Anniversary, modelo que tem um kit estético desenhado por Horacio Pagani. Para acompanhar esta edição rara do Countach, nada melhor que um Lamborghini Aventador 50th Anniversary, com uma combinação de cores idêntica no exterior e interior.

Mas a cereja no topo do bolo da colecção é, sem dúvida, o Ferrari F40, que apesar de ser mantido na perfeição, é um automóvel utilizado com bastante frequência. Para melhorar a experiência de condução e som, o sistema de escape original foi substituído por um Tubi Style, completamente directo. A suspensão também foi melhorada, sendo aplicada uma Aragosta, com botijas exteriores de ar da Roberuta, para a altura poder ser alterada através de um botão.