Quando, aos 56 anos, Renee Brinkerhoff viu o último de quatro filhos sair debaixo da sua asa e o tempo começou a sobrar para os seus afazeres, rapidamente percebeu que o momento era de arriscar num novo desafio. E conta que foi precisamente durante a lida casa, enquanto dobrava umas peças de roupa acabadas de sair da tábua, que a primeira ideia surgiu: pilotar um carro de competição.
Daí à realização foi um instante. Em 2011, comprou um Porsche 356 a um familiar, bólide que usou para participar numa série de corridas, incluindo a famosa ‘Panamericana’, que atualmente já não é uma prova de velocidade.
Não foi suficiente. Brinkerhoff, empenhada em tornar a sua vida mais emocionante e movida pelos seus impulsos filantrópico, fundou a ONG Valkyrie Gives, de apoio a crianças vítimas de maus tratos. Atividade que podia conciliar com a sua nova paixão pelos motores.
Assim iniciou a grande aventura de mais de 30.000 quilómetros à volta do mundo. O périplo está programado por etapas, a próxima arranca a 5 de dezembro e vai levar a piloto, agora com 66 anos, à Antártida, onde deve percorrer 573 km sobre a neve e o gelo do continente inóspito.
Para tamanho desafio seria normal pensar-se noutro veículo com reais caraterísticas de todo-o-terreno, mas Renee manteve-se fiel ao desportivo da Porsche de 1956, transformando numa espécie de carro do 007.Durante quase 18 meses, o 356 foi alvo de várias modificações, para montar um par de enormes esquis no lugar das rodas dianteiras e um sistema mecânico de lagartas no tem posterior. Segundo Kieron Bradley, o engenheiro responsável pelo projeto, esta original configuração aumenta a flutuação do carro em 300% comparativamente aos 4×4 antárticos equipados com pneus de 42 polegadas.
As mudanças não ficaram por aqui, tendo sido acrescentadas ao Porsche umas barras anticapotamento, um indicador de temperatura da transmissão e o motor do 911 clássico, refrigerado por ar. A velocidade máxima é de 65 km/h.
A Valkyrie Gives criou uma plataforma para receber doações, em www.valkyrieracing.com/donate356, sendo que cada pessoa que contribuir terá o seu nome inscrito no interior do capot do carro e receberá uma fotografia e um chapéu da operação ‘Antarctica Ice Challenge 356’.
