A empresa chinesa de condução autónoma Pony.ai estreia-se na Nasdaq

02/12/2024

A startup chinesa de condução autónoma Pony.ai fez a sua estreia na bolsa de valores norte americana Nasdaq na quarta-feira, com a fixação do preço da sua oferta pública inicial de 20 milhões de ações depositárias a 13 dólares cada, assinalando um marco significativo na viagem da empresa em direção à comercialização em larga escala de veículos de condução autónoma.

 

A iniciativa é também a maior IPO no sector da condução autónoma na bolsa de valores dos EUA este ano. Destacando que a Pony.ai atingiu este momento crucial em sua jornada de comercialização, Peng Jun, cofundador e CEO da empresa, disse que espera fornecer soluções de mobilidade mais seguras, eficientes e acessíveis para a sociedade.

Acrescentou que a estreia no Nasdaq marca o início de um capítulo transformador para a Pony.ai e o alvorecer de uma nova era para a mobilidade autónoma.

A Pony.ai está a acelerar os passos para reforçar a produção em massa e a implantação dos seus veículos de condução autónoma de nível 4. A autonomia de nível 4 significa que os veículos podem conduzir-se a si próprios na maioria das condições sem a necessidade de um condutor humano.

Fundada em 2016, a empresa opera agora uma frota de mais de 250 robotáxis, bem como mais de 190 camiões autónomos em todo o país, e lançou a operação comercial de serviços de robotáxis em Pequim e na província de Guangdong, em Guangzhou e Shenzhen. Acumulou quase 40 milhões de quilómetros de quilómetros de testes de condução autónoma.

 

Também está entre o primeiro grupo de empresas a obter licenças para operar veículos totalmente sem condutor em determinadas áreas designadas das cidades de primeiro nível na China.