O anúncio de um Rolls-Royce a leilão por 340 mil euros não deve surpreender ninguém, mesmo quando, dependendo do modelo, este valor pode até estar um pouco inflacionado. Mas se lhe dissermos que essa quantia tão avultada é o que estão a pedir só pela matrícula?

A placa com a combinação “AU 1” ficou famosa por aparecer no cinema no Rolls-Royce Phantom III preto e amarelo de Auric Goldfinger, o vilão do filme “007 – Goldfinger”, do ano 1964.

Está a ser leiloada pela Primo Registrations, estimando-se que possa valer uma fortuna, não só pelo mediatismo na relação com o fenómeno de James Bond, especialmente em Inglaterra, mas porque trata-se também de uma combinação bastante especial.

AU é o símbolo químico do ouro na tabela periódica (no filme, Auric Goldfinger e o seu criado Oddjob usavam o carro com esta matrícula para retirar o ouro do país), além de que as matrículas com duas letras e um digito são as mais procuradas por colecionadores – a mais cara vendida no Reino Unido foi a “25 O” de um Ferrari 250 GTO, arrematada por 570 mil euros.