A Peugeot revelou o 9X8: o Hipercarro Le Mans que irá competir no WEC

06/07/2021

Se à primeira vista parece faltar alguma coisa, é porque falta mesmo. O protótipo 9X8 não possui asa traseira. Graças às novas regras mais flexíveis para competir no Campeonato do Mundo de Resistência, os engenheiros da Peugeot Sport conseguiram atingir o efeito de solo desejado apenas com o desenho específico da carroçaria, em conjunto com o difusor traseiro e a aerodinâmica do fundo do carro.

O Peugeot 9X8 sucede diretamente dos 905 e 908, vencedores em Le Mans nos anos 1992, 1993, e 2009, respetivamente. O 9 representa a continuidade dos modelos de competição, enquanto que o X faz referência às quatro rodas motrizes, e o 8 estabelece uma ligação à corrente gama de automóveis de produção.

Os designers tiveram ainda a liberdade de poderem incluir elementos comuns aos atuais automóveis de produção como é o caso das luzes dianteiras e traseiras que replicam as garras de um felino, ou as cores Cinza Sélénium e Kryptonite (verde-amarelado ácido), utilizadas tanto na carroçaria como no habitáculo e podemos encontrar nos novos 508 e, 508 SW Peugeot Sport Engineered.

No coração deste novo “leão” de alta competição está um motor V6 de 2.6 litros bi-turbo que debita 680 cv, responsável por mover as rodas do eixo traseiro. As rodas da frente ficam a cargo de um motor elétrico de 200kW, alimentado por uma bateria de 900 V desenvolvida pela Peugeot Sport em conjunto com a TotalEnergies. É estimada uma redução de emissões na ordem dos 40% face ao carro vencedor de Le Mans em 2009.

A Peugeot Sport pretende continuar a testar o protótipo 9X8 até ao final do ano, para depois, em 2022 participar no Campeonato do Mundo de Resistência, com argumentos para ser muito competitiva, e ambição de ganhar. No entanto o pragmatismo da CEO Linda Jackson não deixa margem para dúvidas: “É claro que entramos no desporto motorizado para ganhar, e porque adoramos o desafio. Mas eu vejo-o como uma espécie de laboratório, onde testamos as tecnologias que iremos integrar na nossa gama de carros de produção, para beneficiar as pessoas comuns.”