Acelerar e travar com o mesmo pedal. A Nissan explica como funciona

11/09/2022

Conduzir um automóvel sem tocar no travão, e sem prejuízo para a segurança. A Nissan explica como funciona a função e-Padel nos seus automóveis.

Conduzir um automóvel sem tocar no travão. Com a vulgarização das caixas automáticas, sobretudo, a partir da década de 90, quando se verificou a sua democratização nas linhas de produção, o pedal da embraiagem praticamente desapareceu dos automóveis. E, agora, talvez seja o travão a perder protagonismo, e sem prejuízo para a segurança.

É nisso que acredita a Nissan, com a aposta na tecnologia que designa de e-Pedal, função estreada no Leaf e que permite ao condutor acelerar, desacelerar e parar a marcha apenas pela pressão de um único pedal, o do acelerador.

De acordo com a marca japonesa, os condutores podem cobrir até 90% das suas necessidades de condução com o e-Pedal, o que significa que o pedal do meio da esquerda irá cair em desuso.

No vídeo abaixo, as explicações do funcionamento do sistema que estará disponível na geração nova do X-Trail e também no elétrico Ariya.