O Buick GNX com motor turbo era dos compactos mais excitantes à venda no mercado norte-americano no final da década de 80. O que torna ainda mais difícil perceber porque alguém compraria máquina tão apetecível para guardar numa garagem o resto da vida… Ora, foi exatamente o que aconteceu com este exemplar raro, o número 414 de um total de apenas 547 unidades produzidas, e que percorreu apenas 15 km desde que foi comprado, em 1987!
Esteve 35 anos parado na garagem do seu primeiro proprietário e nunca foi usado. Depois do falecimento do dono original, o atual proprietário e vendedor, Lee Polsky, o responsável da King of Cars and Trucks, esteve cerca de um ano à espera de poder colocar as mãos neste autêntico achado, o tempo que demorou inclusivamente a vender outro carros do mesmo homem que estavam a bloquear o acesso ao GNX.
Como as fotos bem documentam, o Buick foi encontrado coberto de pó numa garagem repleta de todo o tipo de entulho, com todas as proteções que trazia do concessionário quando foi comprado há mais de três décadas. Em declarações ao site Carscoops, Polsky confirmou o impecável estado do veículo, apesar dos sinais naturais da passagem do tempo e que resultam do facto de estar parado durante tantos anos. Também o motor V6 de 3.8 litros sobrealimentado foi revisto depois de terminado o longo período de hibernação, não merecendo quaisquer reparos. Rigorosamente novo… 35 anos depois!
O modelo esteve listado nos leilões do eBay, mas foi retirado. É provável que o seu mais recente proprietário tenha já outros planos para o clássico.
