Agora sabemos o que é preciso para filmar um Bugatti Chiron a 400 km/h

12/05/2020

Equipa filmou de helicóptero e a bordo do ‘camera-car’ mais rápido e caro do mundo…

 

Em 2017, a Bugatti estabeleceu um novo recorde mundial, quando o Chiron cumpriu 0-400-0 km/h em apenas 42 segundos.

Certificado pelos especialistas do SGS-TÜV Saar, com o contributo incrível do experiente Juan Pablo Montoya, ex-piloto de Fórmula 1, campeão na Indy 500 e nas 24 Horas de Daytona, o feito foi devidamente registado em vídeo para a posteridade. E agora sabem-se os detalhes do milagre logístico que permitiu a realização do ‘footage’ oficial, que deixou fãs de superdesportivos em todo o mundo com ‘pele de galinha’.

Al Clark foi o profissional por trás da obra-prima que aqui recuperamos, desde sempre apostado em fazer muito mais do que colocar uma GoPro no tablier do carro. A Bugatti pediu um registo à imagem do feito histórico que se propunha a cumprir, em alta qualidade e de todos os ângulos possíveis.

Clark recorreu apenas aos nomes mais sonantes da indústria e formou a equipar para o tornar possível. Sem olhar a custos. As cenas em que é possível assistir de cima à prova de aceleração de cima, por exemplo, foram captadas a bordo de um helicóptero. De acordo com o realizador nenhum drone conseguiria acompanhar o ritmo do carro ou manter-se do ar todo o tempo necessário.

Para as imagens de carro para carro, um Caterham Seven, transformado pelos estúdios alemães Format67 fez a vezes de ‘camera-car’. Mas, apesar de muito rápido e ágil, também o desportivo britânico acabava por ficar para trás num piscar de olhos…

“Eu adoro gravar a velocidades reais. Acredito que é importante que os carros estejam a fazer algo que se aproxime da sua velocidade real, porque quando tentas acelerar o material que tens tudo parece errado”. Ou seja, para Clark, o simples ‘fast forward’ nunca foi opção. Muito menos arriscar usar um suporte na carroçaria para fixar todo o caríssimo material de gravação. E percebeu: para acompanhar o andamento frenético do Chiron… talvez só outro Chiron.

Nas gravações, Clark usou um outro exemplar do hiperdesportivo francês Chiron, a fundo na pista de testes da Volkswagen em Ehra-Lessien, na Alemanha.

O resultado está à vista: